Buscar

Um paciente atendido pelo serviço de Dermatologia na UHAC, Puc PR, Cocker, macho, com 10 anos de idade, é acompanhado há dois anos por apresentar d...

Um paciente atendido pelo serviço de Dermatologia na UHAC, Puc PR, Cocker, macho, com 10 anos de idade, é acompanhado há dois anos por apresentar diagnóstico de atopia e episódios frequentes de otite externa. Porém, o animal foi triado para avaliação pelo serviço de cirurgia por apresentar desvio lateral de cabeça e sinais de otite média pela radiografia, associada a calcificação de conduto vertical e horizontal. Ao exame clínico nota-se estenose de conduto vertical, mas ainda é possível a realização da otoscopia, que mostra estenose marcada em conduto vertical e ruptura parcial de membrana timpânica. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A) Este animal deve inicialmente ser submetido a uma aeração de conduto auditivo (Técnica de Zepp), para que haja possibilidades de tratamento da otite externa pelo conduto horizontal, associado ao tratamento médico da otite média.
B) A indicação para este paciente não é cirúrgica, uma vez que o quadro de otite média requer principalmente estabilização clínica por meio de antibioticoterapia e uso de antiinflamatório esteroidal.
C) Animais com atopia não são beneficiados pela técnica de aeração de conduto e a indicação para o caso deveria ser ablação do conduto vertical.
D) A otite média é uma complicação comum em casos de otite externa crônica e a cirurgia para correção da estenose do conduto vertical é o tratamento de escolha.
E) Este cão apresenta-se com corpo estranho esofágico (fragmento de osso) alojado em local imediatamente cranial ao cárdia.
A) Este cão apresenta-se com corpo estranho esofágico (fragmento de osso) alojado em local imediatamente cranial ao cárdia.
B) Caso o local prestador de atendimento não disponha de esofagoscópio, recomenda-se toracotomia lateral com acesso ao nono espaço intercostal.
C) Caso haja laceração e necrose esofágicas no local da presença do corpo estranho, recomenda-se esofagectomia com anastomose término-terminal se a exérese não ultrapassar 10cm, acima disto será necessária enxertia.
D) Corpos estranhos esofágicos podem apresentar uma série de possíveis complicações, dentre outras estão: esofagite, perfuração do esôfago, causadora de pneumomediastino, pleurite, derrame pleural e estenose esofágica.
E) São características do esôfago que permitem uma boa cicatrização: grande suprimento sanguíneo, vascularização segmentar, camada serosa espessa que permite boa exsudação de fibrina e consequente selamento precoce.

Essa pergunta também está no material:

CONCURSO GABARITADO
20 pág.

Clinica Medica Veterinaria Centro Universitário Presidente Antônio Carlos de BarbacenaCentro Universitário Presidente Antônio Carlos de Barbacena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A otite média é uma complicação comum em casos de otite externa crônica e a cirurgia para correção da estenose do conduto vertical é o tratamento de escolha. Isso porque o paciente apresenta sinais de otite média e estenose de conduto vertical, o que indica a necessidade de tratamento cirúrgico para correção da estenose e tratamento da otite média. As outras alternativas não são indicadas para o caso apresentado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais