Buscar

47 - Cão, pastor-alemão, 10 anos, macho, 25 kg, foi apresentado com anorexia, apatia, aumento de volume perianal, disquezia e estrangúria. O proble...

47 - Cão, pastor-alemão, 10 anos, macho, 25 kg, foi apresentado com anorexia, apatia, aumento de volume perianal, disquezia e estrangúria. O problema surgiu há 2 anos, mas foi a primeira vez que o proprietário observou a dificuldade de micção. Ao exame clínico completo, observou-se tumefação perianal irredutível, bilateral, dor à palpação regional, hálito urêmico e úlceras na cavidade oral. Foi procedida sondagem uretrovesical e o conteúdo obtido estava com sangue. Os valores séricos de ureia e creatinina foram 150 mg/dl (referência 15-65 mg/dl) e 5 mg/dl (referência 0,5-1,0 mg/dl), respectivamente. A imagem do paciente e do exame radiográfico encontram-se abaixo.
1. O diagnóstico presuntivo é hérnia perineal bilateral com encarceramento de alças intestinais.
2. A uremia verificada no paciente caracteriza-se como pós-renal.
3. A condição clínica de hiperplasia prostática benigna, que pode estar associada à hérnia perineal, responde à orquiectomia.
4. Entre as alternativas cirúrgicas para o tratamento da hérnia perineal, citam-se herniorrafia padrão, incluindo elevação do músculo pectíneo, inclusão do ligamento sacrotuberoso nas suturas dorsolaterais ao esfíncter anal externo, transposição do músculo glúteo profundo e colocação de implantes protéticos.
5. Cistopexia é procedimento padrão nos casos de retroflexão da bexiga associado à hérnia perineal.
6. Hérnia perineal não acomete gatos porque esses animais não possuem receptores para testosterona na musculatura do diafragma pélvico.
a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 3, 5 e 6 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 6 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 5 e 6 são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

medicina-veterinaria-palotina
12 pág.

Medicina Veterinária Ce Vicentina GoulartCe Vicentina Goulart

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico presuntivo é hérnia perineal bilateral com encarceramento de alças intestinais. A uremia verificada no paciente caracteriza-se como pós-renal. A condição clínica de hiperplasia prostática benigna, que pode estar associada à hérnia perineal, responde à orquiectomia. Entre as alternativas cirúrgicas para o tratamento da hérnia perineal, citam-se herniorrafia padrão, incluindo elevação do músculo pectíneo, inclusão do ligamento sacrotuberoso nas suturas dorsolaterais ao esfíncter anal externo, transposição do músculo glúteo profundo e colocação de implantes protéticos. Hérnia perineal não acomete gatos porque esses animais não possuem receptores para testosterona na musculatura do diafragma pélvico. A alternativa correta é a letra "d) Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 6 são verdadeiras."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais