Buscar

48 - Com relação à medicina e/ou conservação de aves nativas brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA. a) Cracídeos, grandes representantes da...

48 - Com relação à medicina e/ou conservação de aves nativas brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Cracídeos, grandes representantes da Ordem Galliformes na América do Sul, constituem um dos grupos de aves mais ameaçados do continente americano e apresentam grande contribuição na dispersão de sementes na floresta tropical.
b) O botulismo é uma das intoxicações mais frequentes em anseriformes e tem relação com os hábitos alimentares dessas aves.
c) A ocorrência de alta mortalidade em ranfastídeos de cativeiro pode estar associada à hemocromatose.
d) O Sarcocystis falcatula é a espécie prevalente de protozoário que acomete aves e que apresenta o gambá (Didelphis spp.) como único hospedeiro definitivo conhecido. Em espécies de psitacídeos brasileiros, a ocorrência da doença causada por esse protozoário é normalmente hiperaguda e causa alta mortalidade, devido a lesão pulmonar grave.
e) A utilização de técnicas de falcoaria pode ser útil para o manejo e/ou reabilitação de aves de rapina.

Essa pergunta também está no material:

101-medicina-veterinaria-palotina (3)
13 pág.

Medicina Veterinária Fundação Universidade Federal de ViçosaFundação Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa d) está incorreta, pois o Sarcocystis falcatula não é a espécie prevalente de protozoário que acomete aves e que apresenta o gambá (Didelphis spp.) como único hospedeiro definitivo conhecido. Na verdade, o Sarcocystis falcatula é uma espécie de coccídio que infecta principalmente o músculo esquelético de animais herbívoros, como bovinos e ovinos. A espécie de protozoário que acomete aves e que apresenta o gambá como único hospedeiro definitivo conhecido é o Sarcocystis falcatula.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais