Buscar

Na Saúde Pública, uma das principais atividades dos médicos-veterinários diz respeito aos acidentes com animais peçonhentos, que ocorrem tanto em á...

Na Saúde Pública, uma das principais atividades dos médicos-veterinários diz respeito aos acidentes com animais peçonhentos, que ocorrem tanto em áreas urbanas como nas rurais e silvestres. No que diz respeito aos animais peçonhentos, considere as opções abaixo e assinale a que está CORRETA:

(A) Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam estruturas especializadas para inoculação deste veneno.
(B) É importante eliminar os animais peçonhentos das regiões onde ocorrem os acidentes, utilizando-se de defensivos químicos apropriados, de modo a prevenir novos acidentes.
(C) A principal medida a ser tomada com o indivíduo acidentado é fazer garrote ou torniquete imediatamente e, em seguida, procurar atendimento médico.
(D) A época de frio e seca é a mais favorável para a ocorrência dos acidentes, correspondendo na Região Sudeste, aos meses de maio a setembro, pois é quando os animais peçonhentos estão em maior atividade.
(E) A forma mais eficiente de tratamento para acidentados por serpente, escorpião e algumas aranhas é a imunoprofilaxia ativa.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Residência em Medicina Veterinária
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam estruturas especializadas para inoculação deste veneno." Os animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e possuem estruturas especializadas para injetá-lo em suas presas ou agressores. É importante lembrar que a eliminação desses animais não é a solução para prevenir acidentes, pois eles fazem parte do ecossistema e têm um papel importante na cadeia alimentar. Além disso, a medida mais adequada para o indivíduo acidentado é procurar atendimento médico imediatamente, sem fazer garrote ou torniquete, pois essas medidas podem agravar o quadro clínico. A imunoprofilaxia ativa é uma forma de tratamento para alguns tipos de acidentes, mas não é a mais eficiente em todos os casos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais