Buscar

Timpanismo é muito comum e importante em ruminantes, sendo classificado em primário e secundário. Sobre timpanismo, é correto afirmar que: A) a ato...

Timpanismo é muito comum e importante em ruminantes, sendo classificado em primário e secundário. Sobre timpanismo, é correto afirmar que:
A) a atonia rumenal e obstrução física do esôfago por corpos estranhos são causas associadas ao timpanismo secundário.
B) a rumenite micótica causada por Aspergillus, Mucor, Rhizopus e Absidia leva à inflamação extensa no rúmen e desenvolvimento de timpanismo primário.
C) no timpanismo primário, a morte ocorre por desidratação intensa no animal, hemoconcentração, anúria, choque e acidose por absorção de lactato no rúmem.
D) a ingestão de leguminosas frescas e suculentas, como trevos, alfafa e ervilhaca, pode levar ao desenvolvimento de timpanismo secundário.

Essa pergunta também está no material:

Residencia2017_Veterinaria_Prova_Tipo1 - UFU
22 pág.

Medicina Veterinária Fundação Universidade Federal de ViçosaFundação Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) a ingestão de leguminosas frescas e suculentas, como trevos, alfafa e ervilhaca, pode levar ao desenvolvimento de timpanismo secundário. O timpanismo é uma condição comum em ruminantes, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gases no rúmen, levando à distensão abdominal. O timpanismo pode ser classificado em primário ou secundário, dependendo da causa subjacente. No timpanismo secundário, a atonia rumenal e obstrução física do esôfago por corpos estranhos são causas associadas. Já no timpanismo primário, a morte ocorre por desidratação intensa no animal, hemoconcentração, anúria, choque e acidose por absorção de lactato no rúmen. A rumenite micótica causada por Aspergillus, Mucor, Rhizopus e Absidia leva à inflamação extensa no rúmen e desenvolvimento de timpanismo primário. A ingestão de leguminosas frescas e suculentas, como trevos, alfafa e ervilhaca, pode levar ao desenvolvimento de timpanismo secundário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais