Buscar

Duas das principais condições que afetam os pré-estômagos de ruminantes são o timpanismo e a ruminite. O timpanismo se refere à dilatação ou disten...

Duas das principais condições que afetam os pré-estômagos de ruminantes são o timpanismo e a ruminite. O timpanismo se refere à dilatação ou distensão excessiva do rúmen e do retículo por conteúdo espumoso ou gasoso, enquanto a ruminite indica qualquer processo inflamatório, seja ele químico, tóxico ou infeccioso.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças envolvendo o rúmen, analise as afirmativas a seguir.
I. A acidose ruminal causa queda do pH ruminal e favorece ruminites por outros agentes, como fungos e Fusobacterium necrophorum.
II. O timpanismo gasoso pode ser causado por obstruções mecânicas esofágicas, como por corpos estranhos, e na intoxicação por organofosforados.
III. O timpanismo espumoso tem causa nutricional e está ligado à ingestão de leguminosas, como trevos.
IV. A ingestão de feno mofado favorece a ocorrência de acidose ruminal, com queda de pH e subsequente atonia ruminal.
Está correto apenas o que se afirma em:
A acidose ruminal causa queda do pH ruminal e favorece ruminites por outros agentes, como fungos e Fusobacterium necrophorum.
O timpanismo gasoso pode ser causado por obstruções mecânicas esofágicas, como por corpos estranhos, e na intoxicação por organofosforados.
O timpanismo espumoso tem causa nutricional e está ligado à ingestão de leguminosas, como trevos.
A ingestão de feno mofado favorece a ocorrência de acidose ruminal, com queda de pH e subsequente atonia ruminal.

Essa pergunta também está no material:

Patologia Especial dos Animais Domésticos 02
10 pág.

Patologia Especial Veterinária Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I. A acidose ruminal causa queda do pH ruminal e favorece ruminites por outros agentes, como fungos e Fusobacterium necrophorum. II. O timpanismo gasoso pode ser causado por obstruções mecânicas esofágicas, como por corpos estranhos, e na intoxicação por organofosforados. III. O timpanismo espumoso tem causa nutricional e está ligado à ingestão de leguminosas, como trevos. IV. A ingestão de feno mofado favorece a ocorrência de acidose ruminal, com queda de pH e subsequente atonia ruminal. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais