Buscar

Fabrícia, uma técnica de enfermagem, deixou de ministrar o antibiótico na hora certa a um dos pacientes que estava sob os seus cuidados porque esta...

Fabrícia, uma técnica de enfermagem, deixou de ministrar o antibiótico na hora certa a um dos pacientes que estava sob os seus cuidados porque estava preenchendo pedidos de exame para outro paciente, conforme lhe ordenou Roberto, o médico de plantão, que precisou sair mais cedo porque tinha que assumir outro posto de trabalho em região distante da cidade. Muito preocupada, dirigiu-se ao posto de enfermagem, onde foi tranquilizada pela fisioterapeuta Lina, que lhe disse ter ministrado o antibiótico, ao vê-la sobrecarregada, restando apenas ser feita a checagem na anotação. Nessa situação,
se Fabrícia atender ao que lhe disse a fisioterapeuta Lina, incorrerá no previsto no artigo 88 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional”.
a) se Fabrícia atender ao que lhe disse a fisioterapeuta Lina, incorrerá no previsto no artigo 88 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional”.
b) ao atender ao que lhe pediu o médico Roberto, Fabrícia incorreu no que está previsto no artigo 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Prestar serviços que, por sua natureza, competem a outro profissional, exceto em caso de emergência, ou que estiverem expressamente autorizados na legislação vigente”.
c) ao colaborar com a saída antecipada do médico Roberto, Fabrícia se envolveu no previsto no artigo 72 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional”.
d) ao deixar de administrar o antibiótico para o seu paciente na hora certa, Fabrícia não praticou o previsto no artigo 25 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem “Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”.
e) se Fabrícia nada fizer a respeito da administração do antibiótico por outro profissional incorrerá no previsto no artigo 93 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem “Eximir-se da responsabilidade legal da assistência prestada aos pacientes sob seus cuidados realizados por outros sob sua orientação”.

Essa pergunta também está no material:

atividade avaliativa - etica
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: se Fabrícia atender ao que lhe disse a fisioterapeuta Lina, incorrerá no previsto no artigo 88 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional”.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais