Buscar

atividade avaliativa - etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Os profissionais de Enfermagem têm entre suas responsabilidades e deveres, de acordo com seu Código de Ética, assegurar uma assistência livre de danos essencialmente éticos. Para tanto, terão que reconhecer que os danos na assistência decorrem, em sua maioria, de três desqualificações mais presentes: a imperícia, a negligência e a imprudência.
Considere as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Imperícia consiste em atender em prática de atividades para as quais não é competente profissionalmente.
(__)Os danos decorrentes da negligência retratam o espaço do dever descumprido ou cumprido parcialmente de modo desqualificado. Em geral, é percebida no exercício profissional pela omissão de atribuições que são próprias e esperadas de um profissional. Como exemplo, podemos considerar a seguinte situação: o profissional executar procedimentos de enfermagem sem realizar a correta higienização das mãos, fato que gera inúmeros casos de infecção hospitalar
(__)A negligencia também pode ser percebida na incompletude de atribuições do profissional, ou mesmo pelo desalinho de algumas técnicas executadas de modo estereotipado, automatizado, descortês, insensível, desumano, enfim, pistas e indícios de desleixo, descaso, desconcentração no desempenho de alguma ou algumas atividades que lhe são atribuídas por dispositivos legais de sua competência.
(__)A imprudência é percebida como decorrente de atitude do profissional sem cautela, intempestiva, age sem qualquer temeridade, sem medir consequências arriscadas. Como exemplo, podemos considerar a seguinte situação: um técnico de enfermagem que realiza a passagem de sonda vesical de demora no paciente.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
a) V - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.
e) V - F - F - F.
2- É dever do profissional de enfermagem, manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal. Com base no sigilo profissional assinale a alternativa incorreta:
a) Não permanece o dever quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
b)O fato sigiloso deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.
c)O profissional de Enfermagem intimado como testemunha deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar suas razões éticas para manutenção do sigilo profissional.
d)É obrigatória a comunicação externa, para os órgãos de responsabilização criminal, independentemente de autorização, de casos de violência contra: crianças e adolescentes; idosos; e pessoas incapacitadas ou sem condições de firmar consentimento.
e)A comunicação externa para os órgãos de responsabilização criminal em casos de violência doméstica e familiar contra mulher adulta e capaz deverá ser realizada, independentemente de autorização, em caso de risco à comunidade ou à vítima.
3- M.J.V., enfermeira, lotada no hospital regional de Luisiana, recebeu uma intimação para testemunhar em um caso que ela tem conhecimento devido a sua atividade profissional, mas exige a revelação de fato sigiloso. De acordo com o código de ética profissional, ela deve:
a) revelar o fato sigiloso por ser uma conduta ética profissional da enfermagem.
b) revelar o segredo, caso o fato se torne de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
c) manter o sigilo profissional sobre o fato mesmo com o consentimento por escrito da pessoa envolvida ou do representante legal.
d) comparecer perante a justiça e, se for o caso, abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento, em razão do exercício profissional.
4- Em um pronto-socorro , em um atendimento de urgência, o médico, ao avaliar o paciente e identificar que ele estava com um edema agudo de pulmão, prescreveu as medicações e se ausentou da sala. O técnico de enfermagem recusou-se a administrar as medicações ao perceber a ausência de assinatura do médico. Nesse caso, de acordo com o Código de Ética de Enfermagem, o profissional:
A) deve executar a administração dos medicamentos.
b) pode optar por executar, ou não, a administração dos medicamentos.
c) não deve executar a administração dos medicamentos, visto que não se trata de uma situação de emergência.
d) não deve executar a administração dos medicamentos, sob risco de sofrer penalidades por infração ética.
5- De acordo com o código de ética de enfermagem, as penalidades para atos que vão contra o código de ética, podem levar a punições como advertência verbal, multa, censura, suspensão e a cassação do direito ao exercício profissional. Segundo o referido código, a multa consiste no pagamento de:
a) 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
b) 02 (dois) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
c) 03 (três) a 30 (trinta) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
d) 04 (quatro) a 40 (quarenta) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
e) 05 (cinco) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
6- Fabrícia, uma técnica de enfermagem, deixou de ministrar o antibiótico na hora certa a um dos pacientes que estava sob os seus cuidados porque estava preenchendo pedidos de exame para outro paciente, conforme lhe ordenou Roberto, o médico de plantão, que precisou sair mais cedo porque tinha que assumir outro posto de trabalho em região distante da cidade. Muito preocupada, dirigiu-se ao posto de enfermagem, onde foi tranquilizada pela fisioterapeuta Lina, que lhe disse ter ministrado o antibiótico, ao vê-la sobrecarregada, restando apenas ser feita a checagem na anotação. Nessa situação,
a) se Fabrícia atender ao que lhe disse a fisioterapeuta Lina, incorrerá no previsto no artigo 88 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional”.
b) ao atender ao que lhe pediu o médico Roberto, Fabrícia incorreu no que está previsto no artigo 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Prestar serviços que, por sua natureza, competem a outro profissional, exceto em caso de emergência, ou que estiverem expressamente autorizados na legislação vigente”.
c) ao colaborar com a saída antecipada do médico Roberto, Fabrícia se envolveu no previsto no artigo 72 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – “Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional”.
d) ao deixar de administrar o antibiótico para o seu paciente na hora certa, Fabrícia não praticou o previsto no artigo 25 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem “Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”.
e) se Fabrícia nada fizer a respeito da administração do antibiótico por outro profissional incorrerá no previsto no artigo 93 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem “Eximir-se da responsabilidade legal da assistência prestada aos pacientes sob seus cuidados realizados por outros sob sua orientação”.
7- Na ética em enfermagem, dentre as ações que devem ser evitadas pelos profissionais de enfermagem, garantindo assim uma assistência de qualidade e segura, está a ________________, que é definida como a falta de experiência, de conhecimentos científicos e de habilidades práticasnecessárias ao exercício de sua profissão.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
a) imprudência		b) imperícia		c) negligência
d) maleficência		e) benevolência
8- De acordo com o código de ética do profissional de enfermagem, das relações com as organizações empregadoras, assinale a alternativa que representa corretamente um direito desse profissional.
a) Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do aprimoramento técnicocientífico, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
b) Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão.
c) Estimular, facilitar e promover o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente aprovadas nas instâncias deliberativas da instituição.
d) Incentivar e criar condições para registrar as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.
9- O Código de ética dos profissionais de enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN 564/2017 considera infração ética e disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, bem como a inobservância das normas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.
São consideradas circunstâncias agravantes das infrações, exceto: 
Alternativas
a) Cometer a infração com abuso de autoridade ou violação do dever inerente ao cargo ou função ou exercício profissional 
b) Cometer infração dolosamente
c) Causar danos irreparáveis 
d) Realizar atos sob coação e/ou intimidação ou grave ameaça
e) Alterar ou falsificar prova, ou concorrer para a desconstrução de fato que se relacione com o apurado na denúncia durante a condução do processo ético.
10- Na Unidade de Emergência, o Código de Ética permite a execução das ações de enfermagem ao cliente inconsciente sem o seu consentimento ou do representante legal. Nesta situação de eminente perigo de vida, as ações do enfermeiro são orientadas pelo
Alternativas
a) princípio ético da beneficência.
b) princípio ético da prevaricação.
c) consentimento esclarecido e renovado.
d) postulado bioético de demanda.
e) consentimento ominoso ou implícito.

Continue navegando