Buscar

A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em qu...

A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia e no setor da saúde, programas de saneamento e seguridade social se solidificavam (NUNES, 1994). A respeito do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Preventivista.
II- Medicina Social.
III- Saúde Coletiva.

( ) Estimulava o entendimento de que a problematização da saúde é um tanto enigmática, de grande alcance e que necessitava transcender as práticas biológicas para viabilizar uma ampliação, interação e reestruturação do campo da saúde para poder atender às exigências populacionais, éticas e políticas que a hegemonia dos saberes biológico já não abrangia em sua totalidade.
( ) Embasava num trabalho profilático da instalação de futuras doenças no âmbito social com uma visão sobre a coletividade, tinha pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene e reavaliar as práticas e educação médicas.
( ) O seu surgimento fomentou futuramente a própria saúde pública, e seus princípios geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxe em sua bagagem todas as lutas sociais de outrora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I - III - II.
B I - II - III.
C III - II - I.
D III - I - II.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
5 pág.

Farmácia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

7 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I - II - III. O Movimento Preventivista (I) tinha como objetivo prevenir doenças e promover a saúde por meio de ações de educação e conscientização da população sobre hábitos saudáveis e higiene. A Medicina Social (II) buscava uma abordagem mais ampla da saúde, considerando fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam a saúde da população. A Saúde Coletiva (III) surgiu a partir da Medicina Social e do Movimento Preventivista, e tem como objetivo estudar e promover a saúde da população como um todo, considerando aspectos coletivos e individuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina