Buscar

No dia 20 de abril de 2017, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 564, de 19/04/2017, fazendo novas mudanças no Saeb. A principal mudança...

No dia 20 de abril de 2017, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 564, de 19/04/2017, fazendo novas mudanças no Saeb. A principal mudança diz respeito ao público-alvo da avaliação, que passa a ser:
“I - Todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam dez ou mais estudantes matriculados em turmas regulares de 3º ano do Ensino Fundamental, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
II - Todas as escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do Ensino Médio ou na 4ª série do Ensino Médio, quando esta for a série de conclusão da etapa.” (Art. 6º Portaria MEC nº 564, de 19/04/2017)
Essas mudanças indicam que as diferenças existentes entre Anresc (Prova Brasil) e Aneb deixam de existir, pois a avaliação deixa de ser amostral e o número de estudantes mínimo por turma passa a dez. Portanto, ao ser censitária para todas escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, considerar como número mínimo de alunos por turma pelo menos de dez estudantes e deixar de ser amostral para o ensino médio, diminui as diferenças entre Anresc e Aneb. No momento, o Ministério da Educação não há indicado se realizará mudanças nos nomes das avaliações, porém podemos supor que isso possa ocorrer já que a diferença estaria atualmente em que a Prova Brasil avalia o ensino fundamental e a Aneb inclui o ensino médio.
O mais importante a ser destacado é que as avaliações externas têm uma dinâmica que busca ir se adaptando tanto às necessidades da política educacional quanto às transformações pelas quais o sistema educacional brasileiro vai passando, como chamamos a atenção no início desta aula.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação na Educação
161 pág.

Pedagogia AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal mudança na Portaria nº 564, de 19/04/2017, que alterou o Saeb, foi a ampliação do público-alvo da avaliação, que passou a incluir todas as escolas públicas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam dez ou mais estudantes matriculados em turmas regulares de 3º ano do Ensino Fundamental, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de todas as escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do Ensino Médio ou na 4ª série do Ensino Médio, quando esta for a série de conclusão da etapa. Com isso, a avaliação deixou de ser amostral e passou a ser censitária para todas as escolas públicas, diminuindo as diferenças entre Anresc (Prova Brasil) e Aneb.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais