Buscar

A profissão médica reúne uma série de gratificações psicológicas, dentre elas o sentir-se competente, receber reconhecimento e gratidão. No decorre...

A profissão médica reúne uma série de gratificações psicológicas, dentre elas o sentir-se competente, receber reconhecimento e gratidão. No decorrer da formação e da vida profissional, entretanto, o médico se defronta com dificuldades que podem não corresponder ao que é esperado como gratificação. O grau de idealização da profissão gera expectativas e, se não correspondidas, geram frustrações repercutindo na sua saúde. Sobre esta afirmação, qual é a alternativa mais adequada? A) Não se sustenta, pois pesquisas mostram que a percepção dos médicos em relação às mudanças na sua vida profissional melhoram ao longo dos anos para a maior parte dos itens avaliados. B) Corresponde à realidade, pois pesquisas mostram que, mesmo com a atenção dos cursos médicos para a formação, médicos apresentam prevalência alta de sintomas psiquiátricos, fadiga e ideação suicida. C) Não se sustenta, dado que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina mostra que os médicos referem ser acometidos com a mesma frequência pelas doenças que mais incidem na população geral. D) Corresponde à realidade, tanto que nos cursos médicos, ao longo da formação, o aluno é preparado para enfrentar estas situações de frustração, de forma que elas dificilmente afetem sua saúde.

A) Não se sustenta, pois pesquisas mostram que a percepção dos médicos em relação às mudanças na sua vida profissional melhoram ao longo dos anos para a maior parte dos itens avaliados.
B) Corresponde à realidade, pois pesquisas mostram que, mesmo com a atenção dos cursos médicos para a formação, médicos apresentam prevalência alta de sintomas psiquiátricos, fadiga e ideação suicida.
C) Não se sustenta, dado que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina mostra que os médicos referem ser acometidos com a mesma frequência pelas doenças que mais incidem na população geral.
D) Corresponde à realidade, tanto que nos cursos médicos, ao longo da formação, o aluno é preparado para enfrentar estas situações de frustração, de forma que elas dificilmente afetem sua saúde.

Essa pergunta também está no material:

simulado 20 4
300 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa mais adequada é a letra B) Corresponde à realidade, pois pesquisas mostram que, mesmo com a atenção dos cursos médicos para a formação, médicos apresentam prevalência alta de sintomas psiquiátricos, fadiga e ideação suicida. Embora a profissão médica ofereça gratificações psicológicas, a idealização da profissão pode gerar expectativas que, se não correspondidas, geram frustrações que podem afetar a saúde do médico. Pesquisas mostram que médicos apresentam prevalência alta de sintomas psiquiátricos, fadiga e ideação suicida, mesmo com a atenção dos cursos médicos para a formação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina