Buscar

Considerando a evolução histórica dos fatos relacionados à saúde pública no Brasil, verifique as sentenças abaixo: I. Antes da criação do Sistema Ú...

Considerando a evolução histórica dos fatos relacionados à saúde pública no Brasil, verifique as sentenças abaixo:
I. Antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Integração Nacional e Saúde e Previdência e Assistência Social (MIPAS) desenvolvia exclusivamente ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.
II. A grande atuação do poder público na área da assistência à saúde se deu por intermédio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que, depois, passou a ser denominado Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), autarquia do Ministério da Saúde.
III. A criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) instituiu um padrão de atenção à saúde voltada para a saúde pública.
a) I. c) III. e) II e III.
b) II. d) I e II.

Essa pergunta também está no material:

SUS questões
303 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) II. A primeira sentença está incorreta, pois antes da criação do SUS, em 1988, o Ministério da Saúde já existia e era responsável por ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. A segunda sentença está correta, pois o INAMPS foi criado em 1974 e era responsável pela assistência médica aos trabalhadores da iniciativa privada e seus dependentes. Em 1993, o INAMPS foi extinto e suas atribuições foram transferidas para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A terceira sentença está incorreta, pois o INPS não instituiu um padrão de atenção à saúde voltada para a saúde pública, mas sim para a assistência médica previdenciária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais