Buscar

No experimento Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de dif...

No experimento Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de diferentes diâmetros, materiais e em diferentes vazões. Considerando a configuração da bancada hidráulica do experimento no laboratório virtual, ilustrada na imagem a seguir, por que o líquido-base usado no manômetro diferencial de tubo em ‘U’ da bancada hidráulica é a água?

Como as perdas de carga e quedas de pressão entre os dois pontos das tubulações analisadas são baixas, o uso da água no manômetro é indicado para que seja possível verificar visualmente uma diferença de coluna de água causada pela diferença de pressão no escoamento na distância de 1 m entre os dois pontos de tomada de medida nas tubulações, que são os pontos em que as mangueiras do manômetro diferencial são conectadas. Utiliza-se água no manômetro diferencial de tubo em “U” da bancada experimental para se obter uma leitura mais precisa e exata, já que a densidade absoluta da água é baixa, considerada no experimento igual a 1 g/cm³ (ou 1000 kg/m³), promovendo um diferencial de altura de coluna de líquido visível mesmo para baixas pressões.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Fenômenos de Transporte (EEL12)
3 pág.

Fenômenos de Transporte (eel12) Centro Universitário de CaratingaCentro Universitário de Caratinga

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O líquido-base usado no manômetro diferencial de tubo em 'U' da bancada hidráulica do experimento Perda de Carga Distribuída é a água porque as perdas de carga e quedas de pressão entre os dois pontos das tubulações analisadas são baixas, e o uso da água no manômetro é indicado para que seja possível verificar visualmente uma diferença de coluna de água causada pela diferença de pressão no escoamento na distância de 1 m entre os dois pontos de tomada de medida nas tubulações. Além disso, a densidade absoluta da água é baixa, considerada no experimento igual a 1 g/cm³ (ou 1000 kg/m³), promovendo um diferencial de altura de coluna de líquido visível mesmo para baixas pressões, o que permite uma leitura mais precisa e exata.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais