Buscar

A responsabilidade civil pode decorrer de um inadimplemento obrigacional (conforme artigos 389, 390 e 391 do Código Civil), da prática de ato ilíci...

A responsabilidade civil pode decorrer de um inadimplemento obrigacional (conforme artigos 389, 390 e 391 do Código Civil), da prática de ato ilícito (artigo 186 do Código Civil) ou do abuso de direito (artigo 187 do Código Civil). Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso.
( ) A responsabilidade dos titulares é subjetiva, uma vez que é necessário apurar a culpa ou o dolo na atitude danosa. Mas sendo ela praticada por algum preposto, o titular responderá, podendo exercer seu direito de regresso em face daquele que praticou o ato.
( ) A Responsabilidade civil objetiva impõe a responsabilidade da reparação do dano a alguém, independentemente de sua culpa direta na prática da conduta danosa.
( ) Os serviços notariais e registrais são serviços privados, prestados por pessoas físicas por meio de concurso público.
Escolha uma: a. F - V - F - V. b. V - F - V - F. c. F - V - V - F. d. V - F - V - V. e. V - V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Direito Notarial - Questões AVA
59 pág.

Teoria Geral do Processo Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c": F - V - V - F. Justificativa: - A primeira afirmativa está incorreta, pois os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis apenas pelos prejuízos causados por culpa ou dolo próprio, não pelos prejuízos causados por seus substitutos ou escreventes (artigo 22 da Lei nº 8.935/1994). - A segunda afirmativa está correta, pois a responsabilidade civil dos titulares é subjetiva, ou seja, depende da comprovação de culpa ou dolo na conduta danosa. No entanto, se a conduta danosa for praticada por preposto, o titular poderá responder solidariamente e exercer o direito de regresso contra o preposto (artigo 932, III do Código Civil). - A terceira afirmativa está correta, pois a responsabilidade civil objetiva independe da comprovação de culpa ou dolo na conduta danosa, bastando a comprovação do nexo causal entre a conduta e o dano causado (artigo 927, parágrafo único do Código Civil). - A quarta afirmativa está incorreta, pois os serviços notariais e registrais são serviços públicos, prestados por delegação do poder público a pessoas físicas aprovadas em concurso público (artigo 236 da Constituição Federal).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais