Buscar

Sobre os direitos básicos do consumidor, assinale a alternativa INCORRETA: a) Informação ao consumidor – os consumidores somente conhecerão e, por ...

Sobre os direitos básicos do consumidor, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Informação ao consumidor – os consumidores somente conhecerão e, por consequência, poderão exigir o respeito aos seus direitos se forem educados sobre a melhor maneira de se comportar nas relações de consumo.
b) Proteção do consumidor contra a publicidade enganosa ou abusiva – o CDC indica, no seu artigo 36, os princípios que devem ser respeitados em toda a espécie de publicidade. Caso sejam desrespeitados, o fornecedor pode ser responsabilizado criminal e administrativamente, além de permitir que consumidor possa desfazer a relação jurídica de consumo.
c) Modificação e revisão das cláusulas contratuais – o contrato pode ser alterado ou revisto caso preveja condições injustas ou desproporcionais que sejam desfavoráveis ao consumidor.
d) Prevenção e reparação de danos individuais e coletivos dos consumidores – caso o consumidor sofra danos em razão do descumprimento das regras de consumo, deve ser reparado mediante indenização que pode ser fixada diante do caso concreto.
e) Facilitação da defesa dos direitos dos consumidores – como o consumidor é considerado o lado mais vulnerável da relação de consumo, o Código de Defesa de Consumidor prevê alguns privilégios para facilitar a busca pela sua proteção. Dentre eles citamos: a inversão do ônus da prova e a hipossuficiência.

Essa pergunta também está no material:

direito_empresarial
118 pág.

Direito Empresarial I União Nacional das Instituições de Ensino SuperiorUnião Nacional das Instituições de Ensino Superior

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "a) Informação ao consumidor – os consumidores somente conhecerão e, por consequência, poderão exigir o respeito aos seus direitos se forem educados sobre a melhor maneira de se comportar nas relações de consumo." Isso porque, apesar de ser importante que o consumidor esteja informado sobre seus direitos e deveres, a responsabilidade de garantir essas informações é do fornecedor, que deve fornecer informações claras e precisas sobre os produtos e serviços oferecidos. O consumidor não deve ser responsabilizado por não conhecer seus direitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais