Buscar

As normas da série ISO 14.000 orientam e padronizam a identificação dos aspectos ambientais significativos e a elaboração de indicadores de desempe...

As normas da série ISO 14.000 orientam e padronizam a identificação dos aspectos ambientais significativos e a elaboração de indicadores de desempenho. Nessa linha de pensamento, como elaborar bons indicadores de desempenho? Apresente exemplos (2.5)
1. Definir objetivos e metas ambientais: Antes de elaborar os indicadores, é necessário estabelecer objetivos claros e metas ambientais que estejam de acordo com a política ambiental da organização. Exemplo: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até o final do ano.
2. Identificar os aspectos ambientais influenciados: É importante identificar os aspectos ambientais mais relevantes para a organização, ou seja, aqueles que têm o potencial de causar impactos ambientais. Exemplo: Consumo de energia, geração de resíduos sólidos, consumo de água.
3. selecionar indicadores relevantes: Com base nos objetivos e aspectos ambientais identificados, escolhendo os indicadores que são relevantes e mensuráveis. Os indicadores devem refletir o desempenho ambiental da organização e permitir comparações ao longo do tempo. Exemplo: Consumo de energia por unidade de produção, quantidade de resíduos sólidos gerados por mês, consumo de água por funcionário.
4. Estabelecer critérios de medição: Defina critérios claros e consistentes para medir os indicadores. Determine as unidades de medida, a frequência de coleta de dados e os métodos de cálculo. Exemplo: Medir o consumo de energia em quilowatts-hora (kWh) mensalmente, coletando os dados a partir das contas de energia.
5. Coletar e analisar os dados: Realize a coleta dos dados necessários para calcular os indicadores. Analise os resultados e identifique tendências, variações e oportunidades de melhoria. Exemplo: Coletar dados sustentados do consumo de energia de cada setor da organização, consolidar os valores e calcular o consumo médio por unidade de produção.
6. Estabelecer metas e acompanhar o progresso: Com base nos resultados obtidos, estabeleça metas de desempenho ambiental e acompanhe regularmente o progresso em relação a essas metas. Exemplo: Estabelecer uma meta de redução de 10% no consumo de energia em comparação com o ano anterior e acompanhar mensalmente os indicadores para avaliar o progresso.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Escrita
7 pág.

Gestão e Tecnologia de Aproveitamento de Resíduos da Construção Civil Universidade Regional de BlumenauUniversidade Regional de Blumenau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para elaborar bons indicadores de desempenho ambiental, é necessário seguir alguns passos importantes, como: 1. Definir objetivos e metas ambientais: Antes de elaborar os indicadores, é necessário estabelecer objetivos claros e metas ambientais que estejam de acordo com a política ambiental da organização. Exemplo: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até o final do ano. 2. Identificar os aspectos ambientais influenciados: É importante identificar os aspectos ambientais mais relevantes para a organização, ou seja, aqueles que têm o potencial de causar impactos ambientais. Exemplo: Consumo de energia, geração de resíduos sólidos, consumo de água. 3. Selecionar indicadores relevantes: Com base nos objetivos e aspectos ambientais identificados, escolher os indicadores que são relevantes e mensuráveis. Os indicadores devem refletir o desempenho ambiental da organização e permitir comparações ao longo do tempo. Exemplo: Consumo de energia por unidade de produção, quantidade de resíduos sólidos gerados por mês, consumo de água por funcionário. 4. Estabelecer critérios de medição: Definir critérios claros e consistentes para medir os indicadores. Determinar as unidades de medida, a frequência de coleta de dados e os métodos de cálculo. Exemplo: Medir o consumo de energia em quilowatts-hora (kWh) mensalmente, coletando os dados a partir das contas de energia. 5. Coletar e analisar os dados: Realizar a coleta dos dados necessários para calcular os indicadores. Analisar os resultados e identificar tendências, variações e oportunidades de melhoria. Exemplo: Coletar dados sustentados do consumo de energia de cada setor da organização, consolidar os valores e calcular o consumo médio por unidade de produção. 6. Estabelecer metas e acompanhar o progresso: Com base nos resultados obtidos, estabelecer metas de desempenho ambiental e acompanhar regularmente o progresso em relação a essas metas. Exemplo: Estabelecer uma meta de redução de 10% no consumo de energia em comparação com o ano anterior e acompanhar mensalmente os indicadores para avaliar o progresso. Exemplos de indicadores de desempenho ambiental incluem: consumo de energia por unidade de produção, quantidade de resíduos sólidos gerados por mês, consumo de água por funcionário, emissões de gases de efeito estufa, entre outros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais