Buscar

QUESTÃO 19 Resposta B a) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa interpreta incorretamente a afirmação “Minha pátria é a língua portugu...

QUESTÃO 19 Resposta B

a) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa interpreta incorretamente a afirmação “Minha pátria é a língua portuguesa”, pressupondo que o sujeito lírico considere língua e país inseparáveis. Porém, ele revela, também, que não se importaria nem mesmo se tomassem Portugal, mas se incomoda com os desvios gramaticais cometidos pelos portugueses.
b) CORRETA. O sujeito lírico defende que a língua portuguesa deve ser usada a partir das regras da gramática normativa, de acordo com a variante considerada culta. Além disso, exalta as origens do idioma, afirmando que “a gala da transliteração greco-romana veste-ma do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha”.
c) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa compreende de maneira equivocada o ataque presente no texto, que não é às pessoas que escrevem “mal português”, mas à “página mal escrita, como pessoa própria”. Ou seja, o eu lírico personifica a língua portuguesa e destina seu ódio a ela, quando fora dos padrões que ele considera corretos.
d) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa entende que a crítica colocada no texto não é destinada aos usuários da língua; mas pressupõe, de maneira errônea, que a motivação para tal posicionamento vem da consideração da variedade linguística, quando, na realidade, parte de uma personificação da língua.
e) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa conclui, de forma incorreta, que os argumentos colocados no texto são objetivos e evidenciam consequências concretas do uso distorcido da língua portuguesa. No entanto, o ódio revelado pelo sujeito lírico é oriundo unicamente de sua subjetividade.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito 2º Simulado SOMOS_ Dia 1
34 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pergunta não foi formulada, mas a resposta correta para a questão 19 é a alternativa B. O sujeito lírico defende que a língua portuguesa deve ser usada a partir das regras da gramática normativa, de acordo com a variante considerada culta. Além disso, exalta as origens do idioma, afirmando que “a gala da transliteração greco-romana veste-ma do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha”.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais