Buscar

ada pela crise econômica, como esclarece o texto, o manguebeat surgiu como manifestação, em termos artísticos, contra as desigualdades visíveis na ...

ada pela crise econômica, como esclarece o texto, o manguebeat surgiu como manifestação, em termos artísticos, contra as desigualdades visíveis na cidade, soterrada pela “lama”. A letra da música de Chico Science & Nação Zumbi deixa claro o direcionamento da crítica.
C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa entende que o manguebeat é um movimento urbano de protesto; no entanto, subentende-se que o protesto é contra a desigualdade inerente a esse contexto, não contra o processo de urbanização em si, ou seus efeitos sobre o ecossistema, uma vez que o sentido de “mangue” é metafórico.
D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa compreende que o sucesso do manguebeat contribuiu para a difusão do cenário cultural de Recife, mas não infere a principal motivação do movimento, que é provocar a reflexão sobre as desigualdades da cidade.
E) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa percebe que há um conteúdo voltado para a cultura regional no manguebeat, por ter nascido no gueto do Recife e utilizar a metáfora do mangue, ecossistema comum no Pernambuco. Por isso, pode considerar esta alternativa. Entretanto, deve considerar também o argumento contido nos textos para compreender que a crítica do movimento diz respeito ao contexto social e urbano em que nasce.
QUESTÃO 32 Resposta D
Habilidade: H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito 2º Simulado SOMOS_ Dia 1
34 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D, pois o texto esclarece que o sucesso do manguebeat contribuiu para a difusão do cenário cultural de Recife, mas não é a principal motivação do movimento, que é provocar a reflexão sobre as desigualdades da cidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais