Buscar

a) (F) A perspectiva apontada no texto I defende a importância de os países africanos avançarem em sua integração a fim de diminuírem o cenário de ...

a) (F) A perspectiva apontada no texto I defende a importância de os países africanos avançarem em sua integração a fim de diminuírem o cenário de dependência externa. Sendo assim, ainda que a resolução dos fatores indicados no texto II possa contribuir para uma valorização do continente africano por parte das empresas transnacionais, tal aspecto contradiz a perspectiva do texto I, já que, com base nela, devem ser promovidas ações que reduzam a dependência africana em relação ao capital estrangeiro.
(F) Embora o texto II cite o excesso de tributação de mercadorias como um fator limitante para a expansão do comércio entre países africanos, os textos não se complementam na defesa de uma desregulação das tarifas alfandegárias. A integração comercial entre os países africanos poderia ser favorecida por uma revisão dos impostos alfandegários, mas não necessariamente pela desregulação.
(V) Enquanto o texto I indica a importância da integração entre países africanos para reduzir a dependência econômica em relação aos países ricos e favorecer o desenvolvimento local, o texto II destaca fatores que são limitantes para a troca de mercadorias em escala regional no continente africano. Portanto, as perspectivas apresentadas são complementares, já que a resolução dos aspectos indicados no texto II estimularia o progresso dos mercados regionais na África, algo que é defendido no texto I.
(F) A formação de uma união monetária representa uma integração econômica avançada entre países, visto que, nesse tipo de acordo, os membros passam a adotar uma moeda comum. As perspectivas apresentadas nos textos não apontam para esse tipo de integração entre os países africanos.
(F) A superação dos fatores indicados no texto II não tem o objetivo de favorecer a integração africana eliminando a influência do Estado sobre a esfera econômica, já que a resolução de alguns dos pontos limitantes apresentados requer a atuação estatal. Além disso, a perspectiva apontada no texto I não faz apologia à eliminação da influência do Estado, mas à diminuição da dependência do capital externo ao continente.
51. Resposta correta: D C 1 H 4