Buscar

Dentre as alternativas a seguir, qual está correta de acordo com a leitura do texto-base? A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa conf...

Dentre as alternativas a seguir, qual está correta de acordo com a leitura do texto-base?

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa confunde-se ao entender que as manifestações sociais ocorridas no Chile seriam para renúncia ou alteração de um governo que está no poder. No entanto, a partir do texto, é possível depreender que as mobilizações da população chilena se guiam pela necessidade de mudanças estruturais em um sistema econômico e em medidas sociais, ou seja, não são relativas a transformações diretas de ocupação do poder.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não compreende a diferença entre políticas de transferência de renda e de políticas econômico-sociais. Mesmo sendo uma política social, a transferência de renda está relacionada a projetos de assistência financeira direta à população, com o objetivo de transformar contextos de extrema desigualdade e fome, por exemplo. No Chile, a partir do pacote de medidas do presidente, é possível perceber que as transformações estão relacionadas a políticas econômicas (redução de tarifas e aumento de impostos para mais ricos) e aumento de políticas sociais (incremento de aposentadorias e teto de gastos para medicamentos).
C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa equivoca-se ao determinar que as manifestações políticas chilenas estão relacionadas a um sistema político. Os manifestantes, como expresso na reportagem, buscam transformações econômicas e sociais, que podem perpassar um sistema político, mas que não se resumem diretamente a isso.
D) CORRETA. A partir das medidas anunciadas pelo presidente chileno para aliviar as tensões e satisfazer algumas das ordenações requeridas, como incremento às aposentadorias, a redução nas tarifas de energia elétrica e o aumento dos impostos para os ricos, pode-se perceber a insatisfação dos manifestantes – e da população – com um sistema econômico. O Chile, desde os tempos de sua ditadura militar, vem instituindo políticas neoliberais que agravam a desigualdade social e fomentam serviços privados, logo, em resposta a esse cenário, a população se expressou contrariamente a tais medidas.
E) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa engana-se ao interpretar algumas medidas econômicas requeridas. Estas não estão sendo requisitadas em um contexto de crise, alta inflação ou diminuição de PIB, mas sim a partir da necessidade de incrementar políticas sociais diretas para os cidadãos. Ou seja, deve-se entender que tais medidas não são vitais para a economia chilena, mas sim para a população do país.

Essa pergunta também está no material:

RESOLUÇÃO MAIO SIMULADO SOMOS ENEM 2021 DIA 1
36 pág.

Enem Colégio ChristusColégio Christus

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta de acordo com a leitura do texto-base é a letra D. A partir das medidas anunciadas pelo presidente chileno para aliviar as tensões e satisfazer algumas das ordenações requeridas, como incremento às aposentadorias, a redução nas tarifas de energia elétrica e o aumento dos impostos para os ricos, pode-se perceber a insatisfação dos manifestantes – e da população – com um sistema econômico. O Chile, desde os tempos de sua ditadura militar, vem instituindo políticas neoliberais que agravam a desigualdade social e fomentam serviços privados, logo, em resposta a esse cenário, a população se expressou contrariamente a tais medidas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina