Buscar

QUESTÃO 41 Resposta E Habilidade: H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguís...

QUESTÃO 41 Resposta E Habilidade: H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa avalia erroneamente que os estilos representados não contêm prestígio social, contudo, não é o que se observa no “estilo preciosista”, que utiliza uma variedade culta ao empregar construções sintáticas complexas e vocabulário requintado. B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não percebe que a repetição da palavra “então”, utilizada no primeiro estilo, é exemplo de vício de linguagem. Logo, não se pode considerar que os estilos estão isentos de vícios de linguagem. C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa desconsidera que, embora cada estilo de fala utilize, por exemplo, um vocabulário próprio, não se observa em nenhuma dessas variedades um vocábulo que possa ser associado especificamente a alguma região do Brasil. D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa desconhece que elementos como hesitação, pausa e truncamentos são marcas típicas da modalidade oral. Tais características não são observadas no “estilo preciosista”, pois sua linguagem remete à modalidade escrita. E) CORRETA. Na representação de estilos de linguagem, nota-se, pelas marcas linguísticas utilizadas, percebidas tanto no uso do vocabulário quanto na estrutura sintática, diferenças de variedade linguística. Essas diferenças se dão no grau de formalidade. No “estilo então” reconhece-se um registro mais informal, com vício de linguagem e construções sintáticas simples, como “Então o guarda veio e tomou então as providências necessárias”. No estilo preciosista, há alto grau de formalidade, observado pela presença de palavras incomuns com inversões sintáticas, como em: “No crepúsculo matutino de hoje, quando fulgia solitária e longínqua a Estrela d’Alva, o atalaia de uma construção civil”.

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa avalia erroneamente que os estilos representados não contêm prestígio social, contudo, não é o que se observa no “estilo preciosista”, que utiliza uma variedade culta ao empregar construções sintáticas complexas e vocabulário requintado.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não percebe que a repetição da palavra “então”, utilizada no primeiro estilo, é exemplo de vício de linguagem. Logo, não se pode considerar que os estilos estão isentos de vícios de linguagem.
C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa desconsidera que, embora cada estilo de fala utilize, por exemplo, um vocabulário próprio, não se observa em nenhuma dessas variedades um vocábulo que possa ser associado especificamente a alguma região do Brasil.
D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa desconhece que elementos como hesitação, pausa e truncamentos são marcas típicas da modalidade oral. Tais características não são observadas no “estilo preciosista”, pois sua linguagem remete à modalidade escrita.
E) CORRETA. Na representação de estilos de linguagem, nota-se, pelas marcas linguísticas utilizadas, percebidas tanto no uso do vocabulário quanto na estrutura sintática, diferenças de variedade linguística. Essas diferenças se dão no grau de formalidade. No “estilo então” reconhece-se um registro mais informal, com vício de linguagem e construções sintáticas simples, como “Então o guarda veio e tomou então as providências necessárias”. No estilo preciosista, há alto grau de formalidade, observado pela presença de palavras incomuns com inversões sintáticas, como em: “No crepúsculo matutino de hoje, quando fulgia solitária e longínqua a Estrela d’Alva, o atalaia de uma construção civil”.

Essa pergunta também está no material:

RESOLUÇÃO MAIO SIMULADO SOMOS ENEM 2021 DIA 1
36 pág.

Enem Colégio ChristusColégio Christus

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E. Na representação de estilos de linguagem, nota-se, pelas marcas linguísticas utilizadas, percebidas tanto no uso do vocabulário quanto na estrutura sintática, diferenças de variedade linguística. Essas diferenças se dão no grau de formalidade. No “estilo então” reconhece-se um registro mais informal, com vício de linguagem e construções sintáticas simples, como “Então o guarda veio e tomou então as providências necessárias”. No estilo preciosista, há alto grau de formalidade, observado pela presença de palavras incomuns com inversões sintáticas, como em: “No crepúsculo matutino de hoje, quando fulgia solitária e longínqua a Estrela d’Alva, o atalaia de uma construção civil”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina