Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Outros
Qual das alternativas apresenta a interpretação CORRETA sobre o maracatu?
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica o trecho “O maracatu é uma expressão popular genuinamente brasileira” e interpreta incorretamente que a dança é homogênea, pois representa somente a cultura brasileira. Porém, o texto menciona posteriormente que a dança traz elementos de diferentes culturas, como a africana, a portuguesa e a indígena, o que a torna uma manifestação plural.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o maracatu é uma manifestação cultural plural, que reúne elementos de diferentes origens, como a africana, a portuguesa e a indígena, o que o torna uma expressão rica e diversificada.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o trecho “O maracatu é uma expressão popular genuinamente brasileira” significa que a dança é exclusivamente brasileira, desconsiderando a influência de outras culturas em sua formação.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o trecho “O maracatu é uma expressão popular genuinamente brasileira” significa que a dança é exclusivamente brasileira, desconsiderando a influência de outras culturas em sua formação.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o trecho “O maracatu é uma expressão popular genuinamente brasileira” significa que a dança é exclusivamente brasileira, desconsiderando a influência de outras culturas em sua formação.
Resposta A
Resposta B
Resposta C
Resposta D
Resposta E
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B, pois o aluno que assinala essa alternativa compreende que o maracatu é uma manifestação cultural plural, que reúne elementos de diferentes origens, como a africana, a portuguesa e a indígena, o que o torna uma expressão rica e diversificada. As outras alternativas apresentam interpretações incorretas sobre o texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTãO 01 Resposta A
A) CORRETA. Entende-se que o fato de que as meninas não são recompensadas por suas ações da mesma maneira que os meninos consiste em uma informação oposta à ideia do primeiro quadro, em que o homem diz à garota que ela pode fazer qualquer coisa tão bem como um menino.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não entende que, no segundo quadro, o pensamento do homem de que as meninas não são recompensadas como os meninos são, bem como sua expressão triste, nega a afirmação dele à menina no primeiro quadro, a firmação de que ela pode fazer o que quiser tão bem como um menino.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não entende que o pensamento do treinador é decorrente de sua leitura da manchete de jornal, sobre o processo judicial contra a discriminação salarial por gênero. Não há, então, como esses dois elementos estabelecerem uma relação de negação.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não entende que a expressão facial triste do homem relaciona-se ao pensamento de que as meninas não são premiadas de modo igual aos meninos, tal qual informa a manchete do jornal, sobre um processo judicial contra a discriminação salarial por gênero.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não entende que o pensamento de que as meninas não são recompensadas por suas ações da mesma maneira que os meninos, expresso no segundo quadro, pode ser compreendido como consequência do conteúdo que o homem lê no jornal, e não como oposição a ele.

a) CORRETA
b) INCORRETA
c) INCORRETA
d) INCORRETA
e) INCORRETA

QUESTãO 02 Resposta C
A) INCORRETA. O aluno não relacionou as informações adequadamente e não atentou ao enunciado, uma vez que não percebeu que refugiados internos não saem de seu próprio país, conforme evidencia o seguinte trecho: “An internally displaced person, or IDP, is someone who has been forced to flee their home but never cross an international border”.
B) INCORRETA. Não há informações suficientes no texto para afirmar que os deslocados internos vivem em condições desumanas. O aluno que marca esta opção extrapola o texto-suporte.
C) CORRETA. O aluno realizou a leitura eficaz do texto, o suficiente para compreender que os deslocados internos têm restrições de ajuda internacional, por estarem sob as leis de seu país, conforme indica a seguinte passagem: “Unlike refugees, IDPs are not protected by international law or eligible to receive many types of aid because they are legally under the protection of their own government”.
D) INCORRETA. O distrator aponta uma semelhança entre refugiados e deslocados internos. Portanto, o aluno não atentou à solicitação do enunciado, que aponta para a principal diferença entre esses grupos.
E) INCORRETA. O aluno que assinalou esta alternativa não leu ou não possui conhecimentos vocabular e gramatical suficientes para compreender que a perseguição por causa da violência étnica, tribal e religiosa diz respeito aos refugiados, e não somente aos deslocados internos.

a) INCORRETA
b) INCORRETA
c) CORRETA
d) INCORRETA
e) INCORRETA

QUESTãO 03 Resposta A
A) CORRETA. No trecho, “gait” e “stride” estão se referindo à maneira de andar das pessoas, que pode ser ajustada de forma mais lenta ou rápida conforme a necessidade (“adjusting our gait to slow or speed up as needed”) ou para acompanhar o ritmo de uma música (“adjust our stride to keep the beat”).
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica as palavras “slow” e “speed up” no trecho “adjusting our gait to slow or speed up as needed” e conclui incorretamente que “gait” e “stride” se referem à velocidade do andar de uma pessoa.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica a recorrência de palavras relacionadas à automação, como “automated” e “automatically”, e interpreta incorretamente que “gait” e “stride” se referem à automatização do caminhar de um indivíduo.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica o trecho “Our brain reacts to visual or auditory cues in our path” e infere incorretamente que, pelo fato de as palavras estarem após ele, elas se referem a reações do cérebro.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica a menção à música em “In the case of music” e conclui incorretamente que as palavras se referem a ritmos de música que influenciam o andar das pessoas.

a) CORRETA
b) INCORRETA
c) INCORRETA
d) INCORRETA
e) INCORRETA

QUESTãO 04 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que escolhe esta alternativa pressupõe relações de causalidade entre os fenômenos apresentados no texto que, apesar de coerentes com a direção geral que o texto parece tomar, não são mencionadas no trecho em questão. Em nenhum momento do trecho se afirma que o conteúdo dos jogos on-line faz com que o estudante aprenda de maneira mais eficaz; ele apenas deixa claro que o jogo on-line promove a interação com outros falantes do idioma.
B) CORRETA. O artigo afirma que, por conta de seu conteúdo autêntico e interessante, os jogos on-line fazem com que o estudante de inglês supere seus medos em relação ao uso da língua inglesa. Isso fica claro no trecho em que se afirma que os jogadores desses jogos que ainda estão no processo de aprender inglês estão cientes do uso predominante do idioma no ambiente do jogo, mas isso não afeta sua motivação para jogar.
C) INCORRETA. O aluno que escolhe esta alternativa pressupõe cenários que não são mencionados no texto. O trecho apresentado não fala em rapidez de aprendizado, da mesma forma que também não cita falantes nativos.
D) INCORRETA. O aluno que escolhe esta alternativa interpreta de maneira errônea a relação entre os fenômenos apresentados no texto. Apesar de o trecho em questão afirmar, de fato, que a informalidade do ambiente do jogo contribui para a redução da ansiedade do estudante, não é o conteúdo do jogo que causa isso; são dois fenômenos distintos.
E) INCORRETA. O aluno que escolhe esta alternativa pressupõe elementos que não estão presentes no texto. Apesar de ser verdade que o conteúdo dos jogos estimula o jogador a interagir mais, em nenhum momento é mencionado se os outros jogadores são falantes nativos do mesmo idioma que o estudante em questão.

a) INCORRETA
b) CORRETA
c) INCORRETA
d) INCORRETA
e) INCORRETA

QUESTãO 05 Resposta C
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa percebe o anseio utópico do eu lírico por uma realidade melhor, porém, se engana ao concluir que essa realidade se concretiza de alguma forma.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que há uma visão negativa por parte do eu lírico, mas interpreta incorretamente que há uma crítica do autor em relação aos cidadãos que desvalorizam seu lugar de nascimento, quando, na verdade, o que há é um desejo de viver em um lugar melhor.
C) CORRETA. O eu lírico apresenta uma visão de sua vida por meio de contrastes: ele deseja o sol, e vive em um lugar em que a vida é fria; ele deseja árvores com papagaios, e vive em um lugar onde os pássaros são cinza; ele deseja alegria e amor, e vive em um lugar onde a alegria é considerada errada. Assim, compreende-se que os valores que ele deseja são contrastantes com os quais ele vive.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica que o eu lírico cita “gold” e interpreta incorretamente que há uma ambição material, quando, na verdade, “gold” se refere a como ele deseja que o crepúsculo fosse, e não a um desejo por ter ouro.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa as descrições “life is cold”, “birds are gray” e “joy is wrong” a dificuldades que são superadas diariamente pelo eu lírico, sem considerar que o desejo de mudança indica que o eu lírico não superou essas dificuldades.

a) INCORRETA
b) INCORRETA
c) CORRETA
d) INCORRETA
e) INCORRETA

QUESTãO 01 Resposta C
A) INCORRETA. As expressões faciais e corporais das crianças atuam como um distrator, o que pode levar o aluno a marcar esta opção, por entender que a brincadeira “gobierno” tenha causado um conflito de opiniões entre elas.
B) INCORRETA. O aluno pode marcar essa opção por ter interpretado a frase: “no vamos a hacer absolutamente nada” como uma insatisfação das crianças, diante da advertência da mãe, desistindo, portanto, da brincadeira. No entanto, isso nada diz sobre o pensamento de Mafalda a respeito do ato de governar.
C) CORRETA. Quando a mãe de Mafalda sugere que as crianças não aprontem, Mafalda responde de forma irônica, fazendo

a) INCORRETA
b) INCORRETA
c) CORRETA

D) INCORRETA. Ainda que Mafalda tenha deixado explícito o seu pensamento sobre o ato de governar, não há elucidação sobre o destino de toda a humanidade.
E) INCORRETA. As expressões faciais e corporais das crianças atuam como um distrator, o que pode levar o aluno a marcar esta opção, por pensar que as crianças se sentiram preocupadas pela advertência que levaram da mãe de Mafalda. No entanto, isso nada diz sobre o pensamento de Mafalda a respeito do ato de governar.

Resposta B

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa possivelmente se confunde com o título do texto, que funciona como um distrator, inferindo o período “y qué mejor evitar” como uma forma não segura de conseguir um emprego.
B) CORRETA. É possível confirmar esta alternativa como verdadeira com base no seguinte trecho: “64% de los jóvenes entre los 15 y 29 años trabaja informalmente, con una clara inestabilidad. Se requieren medidas profundas para disminuir esta cifra”, em que a instabilidade do trabalho informal aparece apresentada de forma negativa.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa possivelmente se confunde com a informação “pese a que redes sociales como Facebook, Twitter e Instagram no están pensadas para cuestiones profesionales”, no entanto, um pouco mais a frente, temos: “los reclutadores de empresas o head hunters también los revisan buscando algo que les dé luces de quién es la persona que está optando a un cargo dentro de la compañía.”.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa possivelmente se confunde com a seguinte informação: “estas plataformas pasaron de ser un espacio de ocio para convertirse en fuente de negocio y, de paso, en una vitrina para las empresas”, no entanto, não há informações de que essas redes viraram fontes de lucro e que tenha mudado o perfil dos usuarios.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa possivelmente se confunde com o trecho “La recomendación es administrar la privacidad de redes como Facebook e Instagram, dejando que no todas las personas puedan tener acceso a fotografías o comentario”, que funciona como um distrator, pois um pouco mais a frente diz que recomenda-se que o LinkedIn permaneça público para que cualquier persona consiga acessar el perfil. A recomendação es que as outras redes sociales sejam mais privadas e somente o Linkedin esteja aberto.

Resposta B

A) INCORRETA. A festa abrange a riqueza cultural de vários povos e não somente dos indígenas, ainda que o texto fale sobre a reaparição de rituais indígenas durante o período colonial.
B) CORRETA. No primeiro parágrafo do texto, há a informação de que é possível a troca de raças e identidades no Carnaval dos brancos e negros por meio de brincadeiras e fantasias, trazendo para o ambiente a riqueza e a diversidade cultural dos povos.
C) INCORRETA. São os povos indígenas que possuem rituais que fazem honras à lua, e não os europeus. Essa informação também não é suficiente para caracterizar toda a riqueza cultural da festa.
D) INCORRETA. No último parágrafo do texto, é possível encontrar a informação de que a festa possui, além dos rituais indígenas, características africanas e espanholas, portanto não se deve desconsiderar a riqueza cultural de nenhum dos povos citados.
E) INCORRETA. Essa informação não fala sobre a riqueza e a diversidade cultural dos povos, apenas informa a data fixa do evento. Há também a falsa informação de que a festa é celebrada no mesmo período em que ocorre a quaresma.

Resposta B

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter misturado o português com o espanhol, compreendendo que a palavra “sinhogarismo” é um neologismo derivado da palavra senhor.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa observa que a palavra “sinhogarismo” é um neologismo formado por justaposição, ou seja, uma palavra formada por dois radicais e, também, por sufixação. O aluno consegue identificar que o novo termo é formado pela preposição “sin” (sem, em português) e “hogar” (casa, em português), portanto, uma pessoa “sinhogar” é uma pessoa sem-teto. Além disso, há o sufixo –ISMO que é utilizado para expressar ‘caráter ou qualidade de um povo ou grupo, ou as características ou costumes que lhes são próprios’. O aluno pode também, relacionar a informação sobre os obstáculos dos espanhóis em relação à “vivienda“ (moradia) com as pessoas que não têm onde morar.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode tê-la considerado correta somente pelo fato de o texto afirmar que há obstáculos que impedem os espanhóis de estarem empregados.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter pensado nos problemas individuais que impedem as pessoas de terem acesso ao trabalho e à moradia, como é o caso dos dependentes químicos, que muitas vezes perdem seus empregos e casas por causa do vício.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter pensado nos problemas individuais que impedem as pessoas de terem acesso ao trabalho, como é o caso dos portadores de deficiência, que tanto sofrem com o preconceito, apenas por serem diferentes.

Resposta B

Mais conteúdos dessa disciplina