Buscar

QUESTãO 67 Resposta A A) CORRETA. Tanto Thomas Hobbes como Jean-Jacques Rousseau, ambos filósofos do período moderno, afirmam que a constituição...

QUESTãO 67 Resposta A

A) CORRETA. Tanto Thomas Hobbes como Jean-Jacques Rousseau, ambos filósofos do período moderno, afirmam que a constituição da sociedade depende do desejo dos indivíduos de passarem de um estado de natureza para um estado civil, visando a sua conservação. Para formar o estado civil, os indivíduos concordam em transferir seu direito de liberdade individual a um terceiro, ou um grupo de terceiros, que passaria a representar os interesses coletivos. Essa associação ocorre, portanto, de maneira voluntária, por meio de um pacto ou contrato social entre as agremiações de indivíduos, isto é, entre a sociedade civil.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa acredita que a concepção de “bom selvagem”, defendida por Jean-Jacques Rousseau, também é aceita por Thomas Hobbes. Entretanto, Hobbes defendia que os homens, em estado de natureza, viviam sob o medo, o que os levava a constantes conflitos a fim de se protegerem. Por esse motivo, Hobbes dizia que o estado de natureza dos indivíduos era um estado de guerra de “todos contra todos”, no qual a lei da força, ou do mais forte, predominava.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa iguala a concepção de Jean-Jacques Rousseau à de Thomas Hobbes no que concerne à natureza dos indivíduos, no entanto, apenas o segundo teórico defende um estado de natureza marcado pela guerra de todos contra todos. Rousseau, por sua vez, defende que, em estado natural, os homens viviam isolados e de maneira pacífica, desconhecendo os conflitos e jogos de interesses.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, ao ler o trecho “é conferir toda a sua força e poder a um homem, ou a uma assembleia de homens, que possa reduzir todas as suas vontades […] a uma só vontade”, associa o estado civil trabalhado pelos filósofos contratualistas como um estado de ausência democrática. Contudo, a democracia é uma forma que os homens encontraram de organizarem-se política e socialmente, tendo sido possível somente com o surgimento das sociedades civis.
E) INCORRETA. Ao marcar esta alternativa, o aluno demonstra compreender que houve crescimento da publicação de livros devido à diminuição dos custos de produção, contudo desconsiderou que havia uma grande censura sobre o conhecimento divulgado neles.

Essa pergunta também está no material:

Resolução dia 01 - somos 05_2022 (4)
32 pág.

Linguagens Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Essa é uma explicação sobre uma questão de prova, mas não há uma pergunta clara. Você precisa publicar uma nova pergunta para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais