Buscar

O processo de cancelamento é iniciado pelo Tribunal à vista de denúncia de qualquer eleitor, de representante de partido, ou de representação do Pr...

O processo de cancelamento é iniciado pelo Tribunal à vista de denúncia de qualquer eleitor, de representante de partido, ou de representação do Procurador-Geral Eleitoral. O art. 28 da Lei nº 9.096/95 exige o trânsito em julgado da decisão proferida pelo TSE, devendo ser precedida de processo regular, que assegure ampla defesa. O partido político, em nível nacional, não sofrerá a suspensão das cotas do Fundo Partidário, nem qualquer outra punição como consequência de atos praticados por órgãos regionais ou municipais. As despesas realizadas por órgãos partidários municipais ou estaduais ou por candidatos majoritários nas respectivas circunscrições devem ser assumidas e pagas exclusivamente pela esfera partidária correspondente, salvo acordo expresso com órgão de outra esfera partidária. Em caso de não pagamento, não poderão ser cobradas judicialmente dos órgãos superiores dos partidos políticos, recaindo eventual penhora exclusivamente sobre o órgão partidário que contraiu a dívida executada.

b) estar subordinado a entidade ou governo estrangeiros; c) não ter prestado as devidas contas à Justiça Eleitoral; d) for mantida organização paramilitar no partido.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) não ter prestado as devidas contas à Justiça Eleitoral. O processo de cancelamento do registro de um partido político pode ser iniciado pelo Tribunal à vista de denúncia de qualquer eleitor, de representante de partido, ou de representação do Procurador-Geral Eleitoral. No entanto, é necessário que haja um processo regular, que assegure ampla defesa, e que a decisão proferida pelo TSE tenha trânsito em julgado. Além disso, o partido político, em nível nacional, não sofrerá a suspensão das cotas do Fundo Partidário, nem qualquer outra punição como consequência de atos praticados por órgãos regionais ou municipais. As despesas realizadas por órgãos partidários municipais ou estaduais ou por candidatos majoritários nas respectivas circunscrições devem ser assumidas e pagas exclusivamente pela esfera partidária correspondente, salvo acordo expresso com órgão de outra esfera partidária. Em caso de não pagamento, não poderão ser cobradas judicialmente dos órgãos superiores dos partidos políticos, recaindo eventual penhora exclusivamente sobre o órgão partidário que contraiu a dívida executada.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina