Buscar

Quais são os atos que caracterizam a captação ilícita do sufrágio? A captação de sufrágio consiste na doação, oferecimento, promessa ou entrega, ao...

Quais são os atos que caracterizam a captação ilícita do sufrágio?
A captação de sufrágio consiste na doação, oferecimento, promessa ou entrega, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição.
A captação ilícita de sufrágio exige, para a sua configuração, prova robusta e inconteste desses atos. Nos termos do art. 41-A, § 1º, da Lei nº 9.504/97, é desnecessária a prova do pedido explícito de voto. Os legitimados ativos deverão demonstrar a intenção da mercancia do voto na conduta praticada pelo candidato, a partir das circunstâncias do caso concreto.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os atos que caracterizam a captação ilícita do sufrágio são a doação, oferecimento, promessa ou entrega, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição. A captação ilícita de sufrágio não exige a prova do pedido explícito de voto, mas é necessário que haja prova robusta e inconteste desses atos. Os legitimados ativos deverão demonstrar a intenção da mercancia do voto na conduta praticada pelo candidato, a partir das circunstâncias do caso concreto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais