Buscar

A bioacumulação é um processo pelo qual substâncias se acumulam em organismos vivos ao longo do tempo, atingindo concentrações mais elevadas do que...

A bioacumulação é um processo pelo qual substâncias se acumulam em organismos vivos ao longo do tempo, atingindo concentrações mais elevadas do que as encontradas no ambiente em que vivem. Ela é a somatória dos processos de bioconcentração e biomagnificação, que é o processo por meio do qual há acúmulo de substâncias ao longo das cadeias tróficas. No entanto, o sistema mais gravemente afetado por altas concentrações de mercúrio no organismo humano não é o sistema esquelético, e sim o sistema nervoso central.

a) (F) A bioacumulação é um processo pelo qual substâncias se acumulam em organismos vivos ao longo do tempo, atingindo concentrações mais elevadas do que as encontradas no ambiente em que vivem. Ela é a somatória dos processos de bioconcentração e biomagnificação, que é o processo por meio do qual há acúmulo de substâncias ao longo das cadeias tróficas. No entanto, o sistema mais gravemente afetado por altas concentrações de mercúrio no organismo humano não é o sistema esquelético, e sim o sistema nervoso central.
b) (F) A biotransformação refere-se às transformações químicas que ocorrem nos organismos vivos para converter substâncias em formas de menor toxicidade. Além disso, o sistema mais gravemente afetado por altas concentrações de mercúrio no organismo humano não é o sistema endócrino, e sim o sistema nervoso central.
c) (V) A biomagnificação refere-se ao aumento progressivo da concentração de substâncias em organismos ao longo das cadeias alimentares. No caso específico do mercúrio, ele pode se acumular principalmente nos tecidos do sistema nervoso central, causando danos significativos.

Essa pergunta também está no material:

6 SIMULADO SAS 2023 - DIA 2 - ENEM - GABARITO
34 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) (V) A biomagnificação refere-se ao aumento progressivo da concentração de substâncias em organismos ao longo das cadeias alimentares. No caso específico do mercúrio, ele pode se acumular principalmente nos tecidos do sistema nervoso central, causando danos significativos. As outras alternativas apresentam informações incorretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais