Buscar

Qual é a correta interpretação sobre a concepção moderna de cidadania? A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpreta erroneamente...

Qual é a correta interpretação sobre a concepção moderna de cidadania?

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpreta erroneamente o texto-base. Ele foca na identificação entre cidadania e Estado no pensamento antigo, acreditando então que para este o Estado devesse ser centralizado. No entanto, o ponto central da noção de cidadania é a liberdade individual dos cidadãos, que juntos constituem o Estado.
B) CORRETA. O texto-base relata de que forma a concepção moderna de cidadania origina-se do conceito de ciuitas pre-sente no pensamento político da Roma antiga. Esse conceito caracterizava o coletivo dos cidadãos, o qual era identificado com a própria cidade e o Estado, na medida em que estes eram constituídos pelas vontades dos seus membros, os cida-dãos. Ser cidadão significava então ser livre e possuir o direito de participar das decisões políticas da sociedade. Essa concepção de cidadão livre e com direitos civis presente na antiguidade foi apropriada e repensada na modernidade, a partir da Revolução Francesa, com o objetivo de se contrapor à ideia de autoridade política hereditária, característica das sociedades aristocráticas do antigo regime. A ideia que o pensamento político moderno buscou preservar do pensamento antigo é então a ideia de que todos os integrantes da sociedade, os cidadãos, têm direitos civis, isto é, direitos que os permitem participar das decisões sobre os rumos do Estado que constituem.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o ponto da passagem. Ele infere que a noção de cidadania, ao pressupor o coletivo de cidadãos, tem como foco a ideia de sociedade rural. No entanto, a ideia central é a de que os membros de um Estado têm direitos civis e políticos.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o argumento do trecho. Ele se fixa na ideia men- cionada de Cícero a respeito daquilo que se herda dos pais, além de outras concepções acerca das sociedades da Antiguidade clássica, como a grega, que garantia a cidadania apenas aos filhos de cidadãos, para então inferir que o aspecto central resgatado na modernida fosse o da hereditariedade dos direitos civis. O pensamento moderno, porém, enfatizou a universalidade dos direitos civis.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa faz uma interpretação equivocada do texto. Ele identifica correta- mente a oposição do pensamento revolucionário francês à autoridade política aristocrática, porém associa esta a uma ideia de cidadania baseada no patrimônio, um dos elementos que Cícero menciona. O ponto do texto, no entanto, é a ideia de direitos comuns a todos os cidadãos.

Essa pergunta também está no material:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. A concepção moderna de cidadania origina-se do conceito de ciuitas presente no pensamento político da Roma antiga. Essa concepção de cidadão livre e com direitos civis presente na antiguidade foi apropriada e repensada na modernidade, a partir da Revolução Francesa, com o objetivo de se contrapor à ideia de autoridade política hereditária, característica das sociedades aristocráticas do antigo regime. A ideia que o pensamento político moderno buscou preservar do pensamento antigo é então a ideia de que todos os integrantes da sociedade, os cidadãos, têm direitos civis, isto é, direitos que os permitem participar das decisões sobre os rumos do Estado que constituem.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina