Buscar

E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que a indignação da população possui relação com a reforma urbana. No entanto, essa ...

E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que a indignação da população possui relação com a reforma urbana. No entanto, essa reforma não aumentou os limites do município, nem foi voltada à organização da população crescente, e sim à modernização do centro da cidade sob preceitos higienistas.

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa opta por tomar o exemplo oferecido no texto-base como uma reflexo do todo durante o processo de industrialização brasileira. Principalmente motivada pela Primeira Guerra Mundial, a industrialização brasileira da Primeira República fora especializada na produção de bens de consumo, com o objetivo de abastecer o mercado interno – suprindo a demanda interrompida com a eclosão do conflito. Embora a indústria têxtil correspondesse a uma parcela significativa durante o processo de industrialização, não era a mais expressiva.
B) CORRETA. Ao optar por esta alternativa como correta, o aluno foi capaz de conectar o processo de industrialização com a necessidade de criar um ambiente urbano que permita que a existência da fábrica seja possível, garantindo facilidade de acesso à fábrica por parte do trabalhadores, a presença de casas que permitam que os trabalhadores não habitem distantes de seu emprego, possibilitando assim o “desenvolvimento do empreendimento”, como mencionado no texto-base.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconsidera elementos relevantes para o processo de industrialização. Conforme o texto apresenta, o estabelecimento de uma indústria em determinada região altera a dinâmica econômica, uma vez que torna-se necessária a criação de condições materiais de vida para os empregados da fábrica: criação de casas e vilas industriais, fortalecimento de redes de comércio que permitam que os operários possam consumir nas proximidades do local de trabalho e a consolidação de vias de deslocamento, dinamizando assim a economia, e não a estagnando.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa se deixa levar por um conhecimento disseminado de que as regiões Sul e Sudeste recebem muitos imigrantes do Nordeste, dado a industrialização das primeiras. No entanto, esse processo não é descrito no texto-base que, antes, revela a industrialização da região Nordeste e apresenta as consequências urbanísticas desse processo.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desvaloriza o impacto transformador da industrialização nas capitais fora do eixo Sudeste. Como é possível notar pelo texto-base, o assentamento de uma indústria em uma capital deslocada do eixo econômico do período possibilitaria mudanças na organização da cidade por demandar suas próprias infraestruturas, mas também pelo potencial de desenvolver mecanismos próprios de solucionar as necessidades da região através do espaço urbano.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa E é incorreta. O aluno que assinala esta alternativa desvaloriza o impacto transformador da industrialização nas capitais fora do eixo Sudeste. Como é possível notar pelo texto-base, o assentamento de uma indústria em uma capital deslocada do eixo econômico do período possibilitaria mudanças na organização da cidade por demandar suas próprias infraestruturas, mas também pelo potencial de desenvolver mecanismos próprios de solucionar as necessidades da região através do espaço urbano.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais