Buscar

É vedado ao magistrado constituir sociedade empresária na condição de quotista? Justifique sua resposta de acordo com o que dispõe a Lei Orgânica d...

É vedado ao magistrado constituir sociedade empresária na condição de quotista? Justifique sua resposta de acordo com o que dispõe a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

PADRÃO DE RESPOSTA: O art.36 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional afirma ser vedado ao magistrado exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista. Assim, nada impede que ele seja empresário sem, contudo, exercer a empresa, jamais podendo assumir qualquer atividade prática, tais como gerência, direção ou mesmo atuação em conselho fiscal, devendo-se resumir à participação com o capital, nunca com o trabalho.

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, é vedado ao magistrado constituir sociedade empresária na condição de quotista, conforme o art. 36 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. No entanto, ele pode participar como acionista ou quotista, desde que não exerça o comércio ou participe da sociedade comercial de forma prática, como gerência, direção ou atuação em conselho fiscal. O magistrado deve se limitar à participação com o capital, nunca com o trabalho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais