Buscar

Faça um paralelo entre a prisão preventiva imprescindível à investigação criminal e o princípio da presunção de inocência.

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A prisão preventiva imprescindível à investigação criminal é uma medida cautelar que pode ser decretada pelo juiz durante o processo penal, com o objetivo de garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal. Já o princípio da presunção de inocência é uma garantia fundamental prevista na Constituição Federal, que estabelece que toda pessoa é considerada inocente até que se prove o contrário. O paralelo entre esses dois institutos é que a prisão preventiva, apesar de ser uma medida excepcional, pode ser decretada antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, o que pode gerar uma antecipação da pena e violar o princípio da presunção de inocência. Por isso, a prisão preventiva deve ser decretada com base em fundamentos concretos e não pode ser utilizada como uma antecipação da pena. Além disso, a prisão preventiva deve ser revista periodicamente para verificar se ainda persistem os motivos que justificaram a sua decretação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina