Buscar

a) (F) No trecho, o transporte e o armazenamento de produtos da economia açucareira são citados como recursos que precisavam ser pagos pelos comerc...

a) (F) No trecho, o transporte e o armazenamento de produtos da economia açucareira são citados como recursos que precisavam ser pagos pelos comerciantes do açúcar. Não há, no entanto, indicações de que os processos de logística foram otimizados por estarem associados a uma divisão de tarefas.
b) (F) Embora o texto cite o embarque do açúcar, provavelmente para a exportação, não há indícios de que a divisão de tarefas no país estava associada à integração de mercados entre nações. Na verdade, no período do ciclo do açúcar, o comércio brasileiro era restrito às negociações com a metrópole, Portugal, sendo impedido de desenvolver um comércio integrado com outras nações.
c) (F) Com base no texto, infere-se que a riqueza gerada pela economia brasileira, mesmo produzida por vários trabalhadores, era mantida concentrada sob a posse dos grandes proprietários e donos de engenho, uma parcela bem pequena da população durante o Período Colonial. Esse contexto poderia influenciar o consumo das pessoas, mas, como base no texto, não é possível inferir que havia uma relação entre a divisão de tarefas e a alienação do consumo.
d) (V) Com base nos dados apresentados, infere-se que algo em torno de 90% da renda gerada pela economia brasileira se concentrava nas mãos da classe de proprietários de engenhos e de plantações de cana. Entende-se, então, que, embora as tarefas fossem divididas entre muitos trabalhadores, livres e escravizados, as riquezas produzidas por essa sociedade estavam concentradas sob a posse de um grupo bem pequeno de pessoas.
Resposta correta: D C 3 H 11

Essa pergunta também está no material:

6 SIMULADO SAS 2023 - DIA 1 - ENEM -GABARITO
31 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D, pois com base nos dados apresentados, infere-se que algo em torno de 90% da renda gerada pela economia brasileira se concentrava nas mãos da classe de proprietários de engenhos e de plantações de cana. Entende-se, então, que, embora as tarefas fossem divididas entre muitos trabalhadores, livres e escravizados, as riquezas produzidas por essa sociedade estavam concentradas sob a posse de um grupo bem pequeno de pessoas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina