Buscar

A maioria dos ministros do STF entendeu possível que o legislador proceda ao aumento dos prazos sem que isso implique em ofensa à coisa julgada. Is...

A maioria dos ministros do STF entendeu possível que o legislador proceda ao aumento dos prazos sem que isso implique em ofensa à coisa julgada. Isso decorre do entendimento anterior de que a inelegibilidade não tem caráter punitivo, já que somente produzirá efeitos caso o indivíduo formalize registro de candidatura. A minoria entendeu que a inelegibilidade importa em sanção, cuja eficácia retroativa seria excepcional e jamais poderia gerar lesão à coisa julgada. O Tribunal fixou tese de repercussão geral nos seguintes termos:

12 STF – RE 758461, Paraíba-PB, Relator Min. Teori Zavascki, Julgamento: 22/05/2014, Órgão Julgador: Tribunal Pleno, Publicação: 30/10/2014.
13 TSE – Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral nº 20143, Tuparetama-PE, Acórdão de 10/11/2016, Relatora Min. Rosa Weber, Publicação: 10/11/2016.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A tese de repercussão geral fixada pelo STF no julgamento do RE 758461 é a de que é possível que o legislador proceda ao aumento dos prazos sem que isso implique em ofensa à coisa julgada, uma vez que a inelegibilidade não tem caráter punitivo, já que somente produzirá efeitos caso o indivíduo formalize registro de candidatura. A minoria entendeu que a inelegibilidade importa em sanção, cuja eficácia retroativa seria excepcional e jamais poderia gerar lesão à coisa julgada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais