Buscar

Questão 1 (FCC - 2018 – TRT-2 – Analista Judiciário – Área Judiciária) Acerca das fontes do Direito do Trabalho, considere: I. As autoridades admin...

Questão 1 (FCC - 2018 – TRT-2 – Analista Judiciário – Área Judiciária) Acerca das fontes do Direito do Trabalho, considere:
I. As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, apenas pela jurisprudência, por analogia, por equidade, pelo direito comparado e outros princípios e normas gerais de direito, admitindo-se, excepcionalmente, que um interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.
II. Súmulas e outros enunciados de jurisprudência editados pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelos Tribunais Regionais do Trabalho não poderão restringir direitos legalmente previstos nem criar obrigações que não estejam previstas em lei.
III. No exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, a Justiça do Trabalho, além de analisar a conformidade dos elementos essenciais do negócio jurídico (agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei), poderá anular cláusulas coletivas com base em juízos de valor sobre o pactuado, balizando sua atuação pelo princípio da intervenção adequada na autonomia da vontade coletiva.
A) I.
B) II.
C) II e III.
D) I e III.
E) I e II.

Essa pergunta também está no material:

PDF OAB Direito do Trabalho - Capítulos 1 ao 10
477 pág.

Administração Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e III. A afirmativa I está correta, pois as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho podem decidir pela jurisprudência, analogia, equidade, direito comparado e outros princípios e normas gerais de direito, na falta de disposições legais ou contratuais. A afirmativa II também está correta, pois as súmulas e outros enunciados de jurisprudência não podem restringir direitos legalmente previstos nem criar obrigações que não estejam previstas em lei. Já a afirmativa III está incorreta, pois a Justiça do Trabalho não pode anular cláusulas coletivas com base em juízos de valor sobre o pactuado, mas apenas quando houver violação de lei ou quando as cláusulas contrariarem direitos fundamentais dos trabalhadores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais