Logo Passei Direto
Buscar
Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.” A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que
a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.
b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários.
c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus.
d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses.
e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta. a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados. - Essa afirmação é verdadeira em parte, mas não reflete diretamente a ideia de que o comunismo teria derrotas na Rússia devido ao seu atraso. b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários. - Embora isso seja uma análise histórica válida, não se relaciona diretamente com a afirmação do estudante sobre a Rússia. c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus. - Essa ideia é mais sobre a necessidade de uma revolução global, mas não aborda diretamente a questão do atraso da Rússia. d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses. - Embora os camponeses tenham desempenhado um papel, essa afirmação não se relaciona com a ideia de que a Rússia era um país atrasado. e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país. - Esta opção se alinha com a afirmação do estudante, que reconhece que a Rússia, sendo um país atrasado, enfrentaria desafios específicos em sua revolução. Portanto, a alternativa correta é: e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir: “A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”. Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 419-420. É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo
a) contribuiu para a imposição das leis proletárias para o restante da União Soviética. Segunda essa visão, aos soviéticos, por serem a elite socialista, caberia a liderança sobre o restante dos países marxistas.
b) resultou na criação de uma ditadura por parte dos dirigentes do partido, e não do proletariado. Em sua visão, a ditadura do proletariado deveria partir da classe e não de um grupo de dirigentes que fala em seu nome.
c) criou uma elite burocrática semelhante aos demais países capitalistas. Por isso, o governo stalinista deveria ser substituído pela ditadura do proletariado, com ampla participação do operariado urbano na condução do país.
d) resultou de uma coalizão de forças entre o campesinato e o operariado urbano. Daí a necessidade, apontada no texto, de estabelecer um governo centralizador, que fosse capaz de congregar interesses diversos.
e) estabeleceu o comando proletário sobre os dirigentes do partido, razão pela qual o governo se encontrava sem credibilidade. A solução, segundo o texto, seria atentar para os múltiplos interesses envolvidos, e conciliá-los no governo.

A partir do fragmento, é correto afirmar que
a) o processo de criação do Estado socialista na Rússia, a partir de 1917, faz-se com métodos violentos, defendidos pela autora: esvaziamento do poder dos sovietes, fortalecimento da polícia secreta, burocracia e implantação de uma ditadura para realizar as mudanças econômicas tão importantes naquele momento de crise.
b) o texto da militante comunista é uma crítica à forma como a Revolução de 1917, liderada por Lênin, organizou o Estado de forma centralizadora, burocrática, sem tolerar a oposição, impunha a requisição de grãos, a estatização com o comunismo de guerra, afastando-se da democracia.
c) a militante anarquista russa critica a forma como a liderança menchevique usa meios violentos para implantar o socialismo, baseado na reforma agrária, no controle dos bancos, dos transportes e das riquezas do subsolo, na tentativa de diminuir as distâncias sociais e aumentar o poder dos sovietes.
d) a autora considera que a Revolução Russa de 1917 havia avançado no seu projeto de construção do Estado socialista e no êxito de suas realizações econômicas: controle da máquina administrativa para evitar a corrupção, a organização do Estado de forma democrática e o estabelecimento da propriedade coletiva.
e) a militante comunista alemã, a partir de uma crítica contundente, aponta erros na rota planejada por Lênin para o Estado socialista russo e sugere caminhos como: o controle público da economia, o terror com a polícia secreta, sanções contra a corrupção administrativa e, por fim, a ditadura para garantir os princípios socialistas.

Mais conteúdos dessa disciplina