Buscar

A forma pela qual, ao longo de alguns séculos, a Coroa portuguesa tratou de assegurar os maiores ganhos do empreendimento colonial relaciona-se com...

A forma pela qual, ao longo de alguns séculos, a Coroa portuguesa tratou de assegurar os maiores ganhos do empreendimento colonial relaciona-se com as concepções de política econômica vigentes na época, abrangidas pela expressão "mercantilismo".

 Fonte: adaptado de: FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2008. p. 31.Sobre a relação entre mercantilismo e expansão marítima portuguesa, analise as afirmativas a seguir:

I. A expansão marítima tinha como objetivo a busca por novos locais e rotas comerciais.

II. O pacto colonial era rígido e firmemente fiscalizado pela Coroa portuguesa como a única relação possível entre metrópole e colônia.

III. O metalismo era um dos fundamentos do mercantilismo, como os portugueses não encontraram riquezas minerais nas primeiras explorações da costa brasileira tiveram que recorrer a outros mecanismos de exploração, como o monopólio da exploração do pau-brasil.

É correto o que se afirma em:

A) II e III, apenas.


B) I, apenas.


C) III, apenas.


D) I e III, apenas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e III, apenas. I. A expansão marítima tinha como objetivo a busca por novos locais e rotas comerciais. (Correta) II. O pacto colonial era rígido e firmemente fiscalizado pela Coroa portuguesa como a única relação possível entre metrópole e colônia. (Incorreta) III. O metalismo era um dos fundamentos do mercantilismo, como os portugueses não encontraram riquezas minerais nas primeiras explorações da costa brasileira tiveram que recorrer a outros mecanismos de exploração, como o monopólio da exploração do pau-brasil. (Correta)

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Resposta
Alternativa C
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais