Buscar

Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é submetido a duas transformações isotérmicas, AB e CD, e a duas transforma...

Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é submetido a duas transformações isotérmicas, AB e CD, e a duas transformações isovolumétricas, BC e DA, como mostra a figura.
a) Sabendo que a temperatura do gás na transformação AB é 327 ºC e que a pressão nos pontos B e C valem 8,0 × 105 Pa e 4,0 × 105 Pa, respectivamente, calcule a temperatura do gás, em kelvins, durante a transformação CD.
b) Sabendo que a área S sob a curva da transformação CD, destacada na figura, corresponde a uma quantidade de energia igual a 3 700 J, calcule a quantidade de calor, em joules, que o gás libera nessa transformação.

Essa pergunta também está no material:

Prova e Gabarito FAMERP 2019
57 pág.

Vestibular Centro Universitário UnaCentro Universitário Una

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a temperatura do gás durante a transformação CD, é necessário utilizar a equação geral dos gases ideais: PV = nRT, onde P é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, R é a constante dos gases ideais e T é a temperatura em kelvins. Como a transformação CD é isovolumétrica, o volume permanece constante, então podemos escrever a equação como P/T = constante. Como a transformação AB é isotérmica, a temperatura também permanece constante, então podemos escrever a equação como P1/T1 = P2/T2. Substituindo os valores conhecidos, temos: P1/T1 = P2/T2 8,0 × 10^5 / (327 + 273) = 4,0 × 10^5 / T2 T2 = 546 K Portanto, a temperatura do gás durante a transformação CD é de 546 kelvins. b) A quantidade de calor liberada pelo gás na transformação CD é igual à área S sob a curva da transformação, multiplicada pela constante dos gases ideais. Como a transformação CD é isovolumétrica, não há trabalho realizado pelo gás, então todo o calor liberado é transferido para o ambiente. Portanto, podemos escrever a equação como Q = nRΔT, onde ΔT é a variação de temperatura durante a transformação CD. Como a transformação CD é vertical, a variação de temperatura é zero, então ΔT = 0 e Q = 0. Portanto, a quantidade de calor liberada pelo gás na transformação CD é zero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais