Buscar

Na perspectiva tradicional, como as políticas sociais são entendidas? E de forma crítica, como a perspectiva marxista pensa tais políticas?

Essa pergunta também está no material:

Niedja de Lima Silva PPGSS (1)
136 pág.

Pedagogia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na perspectiva tradicional, as políticas sociais são entendidas como ações do Estado para atender às necessidades básicas da população, como saúde, educação, assistência social, entre outras. Essas políticas são vistas como um meio de garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais. Já na perspectiva crítica marxista, as políticas sociais são entendidas como uma forma de manter a dominação da classe dominante sobre a classe trabalhadora. Segundo essa visão, as políticas sociais são uma forma de garantir a reprodução da força de trabalho, ou seja, de garantir que os trabalhadores estejam saudáveis e educados para poderem continuar trabalhando e gerando lucro para os capitalistas. Além disso, a perspectiva marxista critica a forma como as políticas sociais são implementadas, muitas vezes de forma assistencialista e sem atacar as causas estruturais das desigualdades sociais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais