Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Eliminar os subsídios à exportação de produtos agrícolas contribui para acabar com a fome porque

A) aumentará a produção da agricultura sustentável internacional.
B) proporcionará equilíbrio entre a demanda e oferta de insumos.
C) será possível diminuir a área ocupada pela agricultura tradicional.
D) tornará mais barato os produtos agrícolas dos países mais ricos.
E) valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta sobre como eliminar os subsídios à exportação de produtos agrícolas pode contribuir para acabar com a fome. A) Aumentará a produção da agricultura sustentável internacional. - Embora a eliminação de subsídios possa incentivar práticas mais sustentáveis, essa afirmação não é diretamente relacionada ao combate à fome. B) Proporcionará equilíbrio entre a demanda e oferta de insumos. - Essa opção fala sobre o equilíbrio de mercado, mas não aborda diretamente a questão da fome. C) Será possível diminuir a área ocupada pela agricultura tradicional. - Essa afirmação não está diretamente ligada ao combate à fome. D) Tornará mais barato os produtos agrícolas dos países mais ricos. - Isso pode ser verdade, mas não necessariamente contribui para acabar com a fome, especialmente nos países em desenvolvimento. E) Valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento. - Esta opção sugere que a eliminação dos subsídios pode ajudar a aumentar o valor dos produtos agrícolas nos países em desenvolvimento, o que pode contribuir para melhorar a renda dos agricultores e, consequentemente, ajudar a combater a fome. A alternativa que melhor se relaciona com a ideia de acabar com a fome é: E) valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) valorizará os produtos agrícolas dos países em desenvolvimento. A eliminação dos subsídios à exportação de produtos agrícolas pode ajudar a diminuir a competição desleal entre os países, permitindo que os países em desenvolvimento possam competir em igualdade de condições no mercado internacional. Isso pode levar a um aumento na produção e na renda dos agricultores locais, o que pode ajudar a reduzir a fome e a pobreza nessas regiões.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O texto faz referência ao processo de

A) estatização da agricultura.
B) expropriação da agricultura.
C) hierarquização da agricultura.
D) industrialização da agricultura.

Sobre a agricultura contemporânea, assinale o que for correto.
01) É caracterizada pelas mudanças técnicas com grande utilização de energia, água e agrotóxicos (pesticidas, herbicidas, desfolhantes), aplicação de adubos químicos e intensificação das pesquisas.
02) Aumento da produção e de produtos especializados com evolução para a agroindústria e complexos industriais. Elevado grau de especialização em comparação à agricultura tradicional.
04) Mudanças na estrutura fundiária com abandono das lavouras de subsistência e o crescente aumento da concentração fundiária.
08) Não causou impactos sociais como êxodo rural e aumento do número de trabalhadores rurais sem terra e sua exclusão social também não tem afetado populações nativas ou indígenas.

Sobre os países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assinale o que for correto.
01) A Rússia tornou-se um grande comprador de matérias-primas e de recursos energéticos no mercado global. Os russos têm investido diretamente na produção agropecuária e na extração de matérias-primas minerais e de combustíveis em nações de diversos continentes, para garantir as necessidades de sua crescente industrialização, especialmente nas regiões do Cáucaso.
02) A África do Sul, última a integrar o grupo do BRICS, vem se destacando no cenário africano e integra os países chamados de “leões africanos” com taxas de crescimento semelhantes ou maiores que as das principais economias emergentes. Empresas sul-africanas nos setores de mineração, bebidas e financeiro têm presença mundial.
04) Dos objetivos iniciais do BRICS, os principais eram: ter maior influência dos países membros junto às organizações internacionais como a ONU, o Banco Mundial e o FMI; definir diretrizes com relação aos problemas ambientais e enfrentar políticas agrícolas protecionistas, que criam barreiras e dificuldades para a comercialização da produção.
08) Com relação às atividades agrícolas, o Brasil e a China seguem caminhos inversos: enquanto no Brasil a modernização da agricultura expulsou grande contingente de mão de obra do campo, a China mantém os modelos tradicionais de agricultura, concentrando a população no meio rural.
16) As economias da China e da Índia cresceram de forma significativa, integraram-se ao esquema de produção e de comercialização mundial. No século XXI, em virtude do aumento das vantagens comparativas na redistribuição das indústrias, atraíram investimentos diretos e cresceram mais do que a média mundial. Esses países são considerados emergentes.

pode resultar em diminuição da subnutrição e fome.

[01] Incorreta: A Rússia se destaca no setor energético, especialmente petróleo e gás natural.
[02] Correta: A África do Sul faz parte de um grupo conhecido por “leões africanos”, oito países africanos cujo ritmo de crescimento tem se destacado em nível mundial.
[04] Correta: Os BRICS objetivavam ampliar sua hegemonia em nível mundial e, para tanto, buscaram ocupar maior espaço nos organismos decisórios da geopolítica mundial.
[08] Incorreta: A China encerrou o modelo de “comunas populares” transferindo a produção agropecuária ao setor privado. A taxa de urbanização do país chegou a 51% em 2012 e, portanto, o país passa a ser urbanizado.
[16] Correta: Índia e China destacam-se em nível mundial pelo ritmo de crescimento de suas economias e, portanto, são consideradas emergentes.

Mais conteúdos dessa disciplina