Buscar

8. Explique por que em condições de hipóxia a célula necessita converter o piruvato a lactato na chamada glicólise anaeróbica. A glicólise possui u...

8. Explique por que em condições de hipóxia a célula necessita converter o piruvato a lactato na chamada glicólise anaeróbica.
A glicólise possui uma etapa onde ocorre a redução do NAD oxidado. O NADH vai para a fosforilação oxidativa, onde perde elétrons e depois é oxidado retornando para a glicólise.
Sem Oxigênio não ocorre a fosforilação oxidativa. Caso isso ocorra, a célula converte piruvato em lactato gerando 2 ATPs.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Metabolismo de Carboidratos 2
7 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Em condições de hipóxia, a célula não possui oxigênio suficiente para realizar a respiração celular aeróbica, que é a forma mais eficiente de produzir energia. Nesse caso, a célula precisa recorrer à glicólise anaeróbica para produzir energia. Durante a glicólise, o piruvato é convertido em lactato, gerando 2 ATPs. Essa conversão é necessária para regenerar o NAD+ que é utilizado na primeira etapa da glicólise, onde ocorre a oxidação do gliceraldeído-3-fosfato. Sem a regeneração do NAD+, a glicólise não pode continuar, e a célula não seria capaz de produzir energia suficiente para sobreviver.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais