Buscar

Sobre a exploração do ouro no período colonial, assinale o que for correto: 01) Calcula-se que, além da população colonial, a descoberta do ouro em...

Sobre a exploração do ouro no período colonial, assinale o que for correto:
01) Calcula-se que, além da população colonial, a descoberta do ouro em Minas Gerais atraiu, anualmente, de 3 a 4 mil portugueses, habitantes do reino, para a região das jazidas. Essa quantidade era considerada alarmante para um país pequeno como Portugal.
02) Com o grande fluxo migratório e imigratório, a região passou por grandes transformações. Em lugares antes desertos do sertão, em poucos anos a corrida do ouro fez surgirem vilas e cidades, como Vila Rica, Ribeirão do Carmo, São João Del Rei e Sabará.
04) As minas pertenciam a particulares que adquiriam lotes (datas) da Coroa portuguesa para explorar o ouro. O trabalho nesses lotes era realizado por homens livres. Assim, o governo português não precisou organizar um rígido esquema administrativo para controlar a região.
08) Não havia concentração de riqueza nas minas, onde era comum as pessoas se igualarem pela disseminação da riqueza com a descoberta de ouro. Ademais, nessa região qualquer pessoa poderia adquirir uma lavra importante do metal precioso.
16) Em meados do século XVIII, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Essa medida refletia o deslocamento do centro econômico do Nordeste açucareiro para a região mineradora do Sudeste. O Rio de Janeiro favorecia o transporte do ouro para a Metrópole.

Essa pergunta também está no material:

7 pág.

Enem Ifba CamacariIfba Camacari

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: 01) Calcula-se que, além da população colonial, a descoberta do ouro em Minas Gerais atraiu, anualmente, de 3 a 4 mil portugueses, habitantes do reino, para a região das jazidas. Essa quantidade era considerada alarmante para um país pequeno como Portugal. 02) Com o grande fluxo migratório e imigratório, a região passou por grandes transformações. Em lugares antes desertos do sertão, em poucos anos a corrida do ouro fez surgirem vilas e cidades, como Vila Rica, Ribeirão do Carmo, São João Del Rei e Sabará. 04) As minas pertenciam a particulares que adquiriam lotes (datas) da Coroa portuguesa para explorar o ouro. O trabalho nesses lotes era realizado por homens livres. Assim, o governo português não precisou organizar um rígido esquema administrativo para controlar a região. 16) Em meados do século XVIII, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Essa medida refletia o deslocamento do centro econômico do Nordeste açucareiro para a região mineradora do Sudeste. O Rio de Janeiro favorecia o transporte do ouro para a Metrópole.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando