Logo Passei Direto
Buscar
(Enem PPL) No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.
MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.
No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:
a) Direta.
b) Sindical.
c) Socialista.
d) Corporativista.
e) Representativa.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao contexto da polis grega e ao exercício da cidadania descrito no texto: a) Direta. A prática democrática direta se refere à participação ativa dos cidadãos nas decisões políticas, como era comum nas cidades-estado gregas, onde os cidadãos se reuniam na ágora para discutir e decidir sobre as leis. Essa alternativa parece se encaixar bem no contexto apresentado. b) Sindical. O modelo sindical está relacionado à representação de trabalhadores e suas demandas, o que não se aplica ao contexto da polis grega mencionado no texto. c) Socialista. O socialismo é uma ideologia política que surgiu muito depois da época da Grécia antiga e não se relaciona com o modelo de cidadania descrito. d) Corporativista. O corporativismo refere-se à organização da sociedade em grupos de interesse, o que não é o foco do texto que fala sobre a participação direta dos cidadãos. e) Representativa. O modelo representativo implica que os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome, o que não é o caso descrito no texto, que enfatiza a participação direta na ágora. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do exercício da cidadania na polis grega, onde as leis eram discutidas e decididas diretamente pelos cidadãos, é a) Direta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática: a) Direta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Upf 2021) Aristóteles, ao descrever a democracia ateniense, afirmou:
“O fundamento do regime democrático é a liberdade (realmente, costuma-se dizer que somente neste regime participa-se da liberdade, pois este é, segundo se afirma, o fim de toda democracia). Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno; com efeito, constituindo a justiça democrática em ter todos o mesmo, numericamente e não segundo o merecimento, forçosamente tem que ser soberana a multidão e aquilo que é aprovado pela maioria tem que ser o justo. Todos os cidadãos devem ter o mesmo, de modo que, nas democracias, resulta que os pobres têm mais poder que os ricos, posto que são mais numerosos e o que prevalece é a opinião da maioria.”
(Aristóteles. Política. In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Global, 1983, p. 87).
Em relação à democracia existente em Atenas (Grécia), é correto afirmar:
a) Era uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as atuais; em Atenas os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.
b) Todos os indivíduos masculinos eram considerados cidadãos, indiferente da sua origem e condição social.
c) Fazia parte da política a ideia de competência ou de meritocracia, pois uns eram mais sábios e competentes que outros, considerados cidadãos comuns; os primeiros deveriam exercer o poder sobre os segundos.
d) A cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à participação, independente de sexo, impondo como limite a idade de 21 anos e ser alfabetizado.
e) O fato de não existirem escravos em Atenas fazia com que a quase totalidade da população daquela Cidade-Estado tivesse participação no processo político.

Mais conteúdos dessa disciplina