Buscar

I - O princípio da legalidade implica, de um lado, a proibição da denegação da justiça e a obrigatoriedade de resposta para qualquer conflito levad...

I - O princípio da legalidade implica, de um lado, a proibição da denegação da justiça e a obrigatoriedade de resposta para qualquer conflito levado ao conhecimento do Poder Judiciário. Por outro lado, indica a preponderância do direito positivo e, dessa maneira, a necessidade social da hermenêutica jurídica.

 

II - O brocardo latino "in claris cessat interpretatio" está no cerne de todos os métodos de interpretação do direito: a hermenêutica jurídica, sendo uma forma racional de conhecimento, não comportaria múltiplas posições simultaneamente válidas sobre um mesmo texto.

 

III - A ideia de aplicação mecânica do direito está intimamente associada ao caráter tipicamente racional da interpretação do direito e é própria de uma posição positivista de cunho ideológico. 

 

IV - A hermenêutica jurídica não oferece uma única resposta válida para uma mesma questão - nem mesmo é possível sustentar que uma interpretação seja necessariamente "melhor" que outra; contudo, nem por isto deixa de ser objetiva e racional, oposta à dogmas e crenças.

 

São afirmações verdadeiras:


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações verdadeiras são a I e a II. A afirmação I está correta, pois o princípio da legalidade implica na proibição da denegação da justiça e na obrigatoriedade de resposta para qualquer conflito levado ao conhecimento do Poder Judiciário. Além disso, indica a preponderância do direito positivo e, dessa maneira, a necessidade social da hermenêutica jurídica. A afirmação II também está correta, pois o brocardo latino "in claris cessat interpretatio" está no cerne de todos os métodos de interpretação do direito, indicando que a hermenêutica jurídica não comportaria múltiplas posições simultaneamente válidas sobre um mesmo texto. Já a afirmação III está incorreta, pois a ideia de aplicação mecânica do direito não está intimamente associada ao caráter tipicamente racional da interpretação do direito e não é própria de uma posição positivista de cunho ideológico. Por fim, a afirmação IV também está incorreta, pois a hermenêutica jurídica pode oferecer uma única resposta válida para uma mesma questão, e é possível sustentar que uma interpretação seja necessariamente "melhor" que outra. No entanto, a hermenêutica jurídica é objetiva e racional, oposta a dogmas e crenças.

0
Dislike1
User badge image

jlgomessoares



  1. I, III e IV
  2. I, II e III
  3. II, III e IV
  4. I, II e IV

essas são as opções

0
Dislike0
User badge image

TATIANA REGINA GOMES RIBEIRO

A II, III e IV

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais