Logo Passei Direto
Buscar

História

Colégio Objetivo
Atente ao que se diz a seguir sobre essas expedições, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Enquanto as bandeiras eram financiadas exclusivamente pela coroa portuguesa, as entradas eram expedições fluviais privadas que usavam os rios nordestinos.
( ) Os bandeirantes foram importantes personagens na destruição dos quilombos, pois uma das modalidades de bandeirantismo foi a do sertanismo de contrato.
( ) As monções, expedições fluviais que adentravam ao interior da colônia, foram muito importantes na colonização dessa região, partindo do rio Tietê que nasce em São Paulo.
( ) As bandeiras, expedições oficiais de apresamento de indígenas, não tiveram importância na prospecção de metais preciosos como o ouro, que se deu somente através das entradas.
a) F, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, F, V.
d) V, V, F, F.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "b) F, V, V, F".
Justificativa:
- ( ) Enquanto as bandeiras eram financiadas exclusivamente pela coroa portuguesa, as entradas eram expedições fluviais privadas que usavam os rios nordestinos. (Falso, pois as bandeiras eram expedições privadas e não financiadas pela coroa portuguesa). - ( ) Os bandeirantes foram importantes personagens na destruição dos quilombos, pois uma das modalidades de bandeirantismo foi a do sertanismo de contrato. (Verdadeiro, pois os bandeirantes foram contratados para destruir quilombos). - ( ) As monções, expedições fluviais que adentravam ao interior da colônia, foram muito importantes na colonização dessa região, partindo do rio Tietê que nasce em São Paulo. (Verdadeiro, pois as monções foram importantes para a colonização do interior do Brasil). - ( ) As bandeiras, expedições oficiais de apresamento de indígenas, não tiveram importância na prospecção de metais preciosos como o ouro, que se deu somente através das entradas. (Falso, pois as bandeiras foram importantes na prospecção de metais preciosos).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o processo de ocupação do território brasileiro no século XVI, assinale o que for correto.
01) O sistema de Capitanias Hereditárias foi a solução para que a coroa portuguesa ocupasse a costa brasileira; o rei doava uma parte de terra a um súdito, que recebia o título de capitão donatário.
02) O litoral do Nordeste concentrava os investimentos portugueses por causa do ciclo canavieiro e da exportação de açúcar para a Europa.
04) Nas áreas coloniais do Sudeste, o principal meio de sobrevivência era a cultura da borracha, extraída no litoral e exportada para os Estados Unidos.
08) Por meio da criação de colégios, missões ou aldeamentos, os jesuítas se espalharam por vários domínios portugueses e espanhóis na América.
16) Os bandeirantes organizavam expedições em busca de jazidas de ouro e de pedras preciosas, e para aprisionamento de indígenas.

A capitania de São Vicente foi a primeira a ter um engenho de açúcar, mas, apesar do pioneirismo, se viu separada da economia agroexportadora fixada na Colônia a partir da segunda metade do século XVI, o que ocorreu por causa da concorrência das capitanias do Nordeste, sobretudo Pernambuco e Bahia, mais bem localizadas geograficamente e com condições naturais mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar.
a) a separação política da região do Planalto de Piratininga em relação às capitanias do norte da colônia.
b) a instalação pela Metrópole portuguesa de um aparato militar nesses territórios escassamente povoados.
c) a penetração dos colonizadores no interior do território com vistas ao apresamento da mão de obra nativa.
d) a expansão de atividades comerciais intensas com as colônias espanholas instaladas no Rio da Prata.
e) a dependência da sociedade local aos abastecimentos regulares metropolitanos de gêneros alimentícios.

Mais conteúdos dessa disciplina