Buscar

(Fuvest-2000) Considere uma única célula, em divisão meiótica, no ovário de uma mulher heterozigótica quanto ao gene do fator VIII da coagulação. U...

(Fuvest-2000) Considere uma única célula, em divisão meiótica, no ovário de uma mulher heterozigótica quanto ao gene do fator VIII da coagulação. Use a letra H para indicar o alelo dominante e h para o alelo recessivo. a) Indique, nos círculos a seguir, a composição genética dos dois núcleos resultantes da primeira divisão meiótica, sem considerar a ocorrência de permutação. b) Quantos tipos de óvulo serão produzidos ao final dessa meiose? Justifique sua resposta.

a) Indique, nos círculos a seguir, a composição genética dos dois núcleos resultantes da primeira divisão meiótica, sem considerar a ocorrência de permutação. b) Quantos tipos de óvulo serão produzidos ao final dessa meiose? Justifique sua resposta.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios resolvidos - Primeira Lei de Mendel
24 pág.

Genética I Faculdade RedentorFaculdade Redentor

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Na primeira divisão meiótica, ocorre a separação dos cromossomos homólogos, resultando em duas células-filhas haploides. Cada célula-filha possui um dos cromossomos homólogos, que pode ser H ou h. Portanto, a composição genética dos dois núcleos resultantes da primeira divisão meiótica será: H e h. b) Na segunda divisão meiótica, ocorre a separação das cromátides irmãs, resultando em quatro células-filhas haploides. Cada célula-filha possui apenas um dos alelos do gene do fator VIII da coagulação, que pode ser H ou h. Portanto, serão produzidos quatro tipos de óvulos: H, H, h, h. Justificativa: Na meiose, ocorre a redução do número de cromossomos pela metade, resultando em células haploides. Além disso, a segregação independente dos alelos durante a meiose permite a formação de diferentes combinações genéticas nas células-filhas. No caso da mulher heterozigótica para o gene do fator VIII da coagulação, a segregação independente dos alelos H e h durante a meiose resultará na formação de quatro tipos de gametas diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais