Buscar

33) (UFRJ-2003) A laranja-da-baía surgiu em 1810 e, por não possuir sementes, tem sido propagada assexuadamente através de mudas e enxertia. Por se...

33) (UFRJ-2003) A laranja-da-baía surgiu em 1810 e, por não possuir sementes, tem sido propagada assexuadamente através de mudas e enxertia. Por ser uma variedade triplóide (3n) de laranja, sua meiose é anormal, não produzindo gametas viáveis. Atualmente, milhões de pés de laranja-da-baía estão espalhados em plantações no Brasil e nos Estados Unidos.
Identifique qual(is) deste(s) fator(es) pode(m) contribuir para a variabilidade genética da laranjada- baía. Justifique sua resposta.

Essa pergunta também está no material:

exercicios resolucoes gabarito genetica segunda lei de mendel
12 pág.

Genética I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A laranja-da-baía é uma variedade triplóide (3n) de laranja, o que significa que sua meiose é anormal e não produz gametas viáveis. Portanto, a variabilidade genética da laranja-da-baía é limitada, pois ela é propagada assexuadamente através de mudas e enxertia. No entanto, a variabilidade genética pode ser introduzida por meio de mutações espontâneas ou induzidas, que podem ocorrer durante o processo de enxertia ou devido a fatores ambientais. Além disso, a variabilidade genética também pode ser introduzida por meio de técnicas de engenharia genética, como a transformação genética.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais