Buscar

A anemia falciforme é de herança autossômica, pois, se fosse causada por um gene ligado ao cromossomo X, não haveria homens heterozigotos. b) Nas r...

A anemia falciforme é de herança autossômica, pois, se fosse causada por um gene ligado ao cromossomo X, não haveria homens heterozigotos.
b) Nas regiões com alta incidência de malária, os heterozigotos, resistentes à doença, têm maiores chances de sobrevivência e reprodução, produzindo mais descendentes com anemia falciforme.

Essa pergunta também está no material:

Variações da Teoria Mendeliana
16 pág.

Genética I Universidade Federal de São PauloUniversidade Federal de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa "b" está incorreta. Na verdade, a presença do gene da anemia falciforme em heterozigose (Aa) confere resistência à malária, mas não significa que esses indivíduos têm maiores chances de sobrevivência e reprodução. Na verdade, indivíduos homozigotos para o alelo normal (AA) e homozigotos para o alelo da anemia falciforme (aa) têm maior mortalidade em áreas endêmicas de malária, enquanto os heterozigotos (Aa) têm maior chance de sobrevivência. No entanto, a seleção natural não favorece a ocorrência de mais indivíduos com anemia falciforme, mas sim a manutenção do equilíbrio entre os alelos A e a na população.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais