Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito à visão de Pierre Bourdieu sobre a instituição escolar, é possível afirmar que:

a) O sistema escolar reforça e reproduz as desigualdades sociais.
b) predomina uma função transformadora da educação em suas análises.
c) na escola não ocorrem transferências de capitais entre gerações.
d) A dominação e a reprodução de valores estão fora dos ambientes escolares.
e) na escola não ocorrem transferências de capitais entre gerações e a dominação e a reprodução de valores estão fora dos ambientes escolares.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a visão de Pierre Bourdieu sobre a instituição escolar, é possível afirmar que a alternativa correta é a letra a) O sistema escolar reforça e reproduz as desigualdades sociais. Bourdieu acreditava que a escola é uma instituição que reproduz as desigualdades sociais, pois ela valoriza e legitima as habilidades e conhecimentos que são mais comuns nas classes dominantes, excluindo assim as classes menos favorecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

stanproduce

ano passado

a

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(…) é uma propriedade qualquer (de qualquer tipo de capital, físico, econômico, cultural, social), percebida pelos agentes sociais cujas categorias de percepção são tais que eles podem entendê-las (percebê-las) e reconhecê-las, atribuindo-lhes valor. (…) é a forma que todo tipo de capital assume quando é percebido através das categorias de percepção, produtos da incorporação das divisões ou das oposições inscritas na estrutura da distribuição desse tipo de capital (como forte/frágil, grande/pequeno, rico/pobre, culto/inculto etc.). A definição de Pierre Bourdieu acima corresponde ao conceito de

a) Violência simbólica.
b) Capital simbólico.
c) Habitus.
d) Poder simbólico.
e) Espaço social.

Pierre Bourdieu trata da cultura no sentido antropológico recorrendo a outro conceito, o “habitus”. Em sua obra O Sentido Prático, ele explica mais detalhadamente sua concepção do “habitus”. “Os habitus são sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações que podem ser objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor que se tenham em mira conscientemente estes fins e o controle das operações necessárias para obtê-los. ” Sobre o conceito de habitus é INCORRETO afirmar que

a) o habitus não é interiorizado pelos indivíduos, implica em consciência dos indivíduos para ser eficaz.
b) o habitus funciona como a materialização da memória coletiva, que reproduz para os sucessores as aquisições dos precursores.
c) o habitus é o que caracteriza uma classe ou um grupo social em relação aos outros que não compartilham das mesmas condições sociais.
d) o habitus explica porque os membros de uma mesma classe agem frequentemente de maneira semelhante sem ter necessidade de entrar em acordo para isso.
e) o habitus é o que permite aos indivíduos se orientarem em seu espaço social e adotarem práticas que estão de acordo com sua vinculação social. Ele torna possível para o indivíduo a elaboração de estratégias antecipadoras, que são guiadas por esquemas inconscientes, esquemas de percepção, de pensamento e de ação.

Mais conteúdos dessa disciplina