Buscar

A melhor fonte de células-tronco são os embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, pois essas células indiferenciadas podem se transformar e...

A melhor fonte de células-tronco são os embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, pois essas células indiferenciadas podem se transformar em qualquer tecido. Por esse motivo, há interesse em usá-las para reparar danos de tecidos que normalmente não se regeneram. Atualmente é possível produzir células-tronco heterólogas (retiradas diretamente de um embrião qualquer) ou homólogas. O procedimento para o preparo de células-tronco embrionárias homólogas está ilustrado de modo simplificado a seguir e envolve as seguintes etapas: 1 - o núcleo de uma célula do paciente é transplantado para um ovócito maduro, cujo núcleo foi previamente removido; 2 - o ovócito transplantado é induzido a proliferar; 3 - ao atingir o estágio de blástula, as células do embrião são separadas umas das outras e injetadas diretamente no paciente, em local próximo à lesão.
a) Explique por que indivíduos transplantados com células-tronco embrionárias, tanto homólogas, quanto heterólogas, apresentam duas populações de mitocôndrias diferentes em seus tecidos.
b) Explique por que o uso de células-tronco embrionárias homólogas reduz potencialmente os problemas pós-tratamento para os pacientes.

Essa pergunta também está no material:

24 pág.

Bom estudo

Ciências Moleculares e Celulares União Metropolitana de Educação e CulturaUnião Metropolitana de Educação e Cultura

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Indivíduos transplantados com células-tronco embrionárias, tanto homólogas quanto heterólogas, apresentam duas populações de mitocôndrias diferentes em seus tecidos porque as células-tronco embrionárias são retiradas de um embrião diferente do paciente receptor. As mitocôndrias são transmitidas pela mãe e, portanto, as células-tronco embrionárias injetadas no paciente terão mitocôndrias diferentes das células do paciente. b) O uso de células-tronco embrionárias homólogas reduz potencialmente os problemas pós-tratamento para os pacientes porque as células-tronco injetadas são geneticamente idênticas às células do paciente receptor. Isso reduz o risco de rejeição do tecido transplantado pelo sistema imunológico do paciente e, portanto, reduz a necessidade de medicamentos imunossupressores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais