Buscar

57. UFPR O mercúrio é um metal pesado cuja forma inorgânica (Hgº) é utilizada de maneira indiscriminada na extração de ouro nos garimpos da Amazôni...

57. UFPR O mercúrio é um metal pesado cuja forma inorgânica (Hgº) é utilizada de maneira indiscriminada na extração de ouro nos garimpos da Amazônia. Esta forma química do mercúrio é capaz de formar amálgama com o ouro, separando-o temporariamente de outros metais. Quando o amálgama é submetido a altas temperaturas, ocorre a volatilização do Hgº, o qual é lançado na atmosfera, obtendo-se assim o ouro puro. Uma vez na atmosfera, o Hgº pode atingir os ambientes aquáticos por deposição atmosférica úmida e/ou seca. Através da ação microbiológica o Hgº é oxidado a Hg++, para em seguida ser metilado (Ch3 Hg+). A forma orgânica (Ch3 Hg+ – metilmercúrio) atravessa facilmente a membrana das células e, uma vez dentro delas, altera a função estrutural e/ou enzimática das proteínas. A respeito da ação do metilmercúrio nas células, julgue as afirmacoes:
( ) Uma enzima participa da troca dos íons Na+ e K+ através da membrana plasmática, que controla o equilíbrio osmótico nas células eucarióticas animais. Apesar do metilmercúrio (Ch3 Hg+) ser também um monovalente, não chega a alterar o mecanismo de trocas entre Na+ e K+ nessas células.
( ) A membrana plasmática manter-se-á intacta estrutural e funcionalmente, uma vez que as proteínas presentes na membrana estão imersas e protegidas pela bicamada lipídica.
( ) Uma vez dentro da célula, o mercúrio certamente não afetará o processo de síntese das proteínas, já que elas ainda não estão completamente formadas.
( ) O mercúrio altera processos importantes no metabolismo celular, como duplicação e transcrição do DNA.
( ) O mercúrio poderá afetar a estrutura dos microtúbulos, prejudicando assim a formação do citoesqueleto, bem como os movimentos celulares e/ou o trânsito de organelas e vesículas dentro da célula.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios De Biologia (59)
15 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Das afirmações apresentadas, apenas a última é verdadeira. O mercúrio pode afetar a estrutura dos microtúbulos, prejudicando a formação do citoesqueleto, bem como os movimentos celulares e/ou o trânsito de organelas e vesículas dentro da célula. As outras afirmações são falsas, pois o metilmercúrio pode alterar o mecanismo de trocas entre Na+ e K+ nas células, pode afetar a estrutura e função da membrana plasmática, pode afetar o processo de síntese de proteínas e pode alterar processos importantes no metabolismo celular, como a duplicação e transcrição do DNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais