Buscar

Os benefícios previdenciários nada mais são do que valores pagos em dinheiro aos trabalhadores associados à previdência pública mediante contribuiç...

Os benefícios previdenciários nada mais são do que valores pagos em dinheiro aos trabalhadores associados à previdência pública mediante contribuição para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Dentre os principais benefícios previdenciários temos o auxílio-acidente. São requisitos gerais para obtenção do auxílio-acidente:

Redução da capacidade para o trabalho habitualmente exercido, resultante da consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, inclusive acidente de trabalho.
Incapacidade total e permanente, que impossibilite o segurado de exercer a mesma ou qualquer outra atividade que lhe garanta a subsistência, devidamente comprovada mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência.
Incapacidade para a atividade habitual por mais de 15 dias. Trata-se de incapacidade temporária.
Ser segurado empregado ou avulso com renda bruta não superior ao estipulado em lei, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos ou inválidos de qualquer idade.
Exercer atividade sujeita a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, de forma permanente.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Direito Hospitalar
5 pág.

Direito Hospitalar AnhangueraAnhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação inicial está correta, os benefícios previdenciários são valores pagos em dinheiro aos trabalhadores associados à previdência pública mediante contribuição para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). O auxílio-acidente é um dos benefícios previdenciários e para obtê-lo é necessário atender a alguns requisitos gerais, como a redução da capacidade para o trabalho habitualmente exercido, resultante da consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, inclusive acidente de trabalho. Além disso, é preciso comprovar a incapacidade total e permanente, que impossibilite o segurado de exercer a mesma ou qualquer outra atividade que lhe garanta a subsistência, mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência. Também é possível receber o auxílio-acidente em caso de incapacidade para a atividade habitual por mais de 15 dias, que se trata de incapacidade temporária. Por fim, é necessário ser segurado empregado ou avulso com renda bruta não superior ao estipulado em lei, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos ou inválidos de qualquer idade, ou exercer atividade sujeita a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, de forma permanente.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina